Scott Dixon conquista as 500 Milhas de Indianápolis

0
97

Neste domingo, o neozelandês Scott Dixon conquistou a 92° edição dass 500 Milhas de Indianápolis, válida pela quinta etapa da temporada 2008 da Fórmula Indy. O piloto, da equipe Chip Ganassi, venceu pela primeira vez a tradicional prova.


Dixon, campeão da F-Indy em 2003, largou da pole position, liderou parte da corrida e sempre esteve entre os primeiros colocados. O carro dele sempre apresentou uma forte performance e o piloto atuou de forma consistente.


A última parada nos boxes aconteceu na volta 170, devido à bandeira amarela ocasionada pelo incidente envolvendo a venezuelana Milka Duno. E, após o pitstop final, Dixon assumiu a ponta e não perdeu mais, completando as 200 voltas da disputa em 3h28min40s.


”Que dia! Não consigo acreditar nisso. Eu pensava que algo iria dar errado. Parecia que tínhamos um bom carro e fomos bem em todas as relargadas. Com tantas bandeiras amarelas, foi realmente difícil encontrar o melhor ritmo”, comemorou Dixon.


 
O brasileiro Vítor Meira, da Panther, terminou na segunda posição. O brasiliense fez uma excelente prova, saindo do oitavo posto para brigar pela vitória até as últimas passagens. ”Sabíamos que seria complicado voltar na frente depois da última parada. Mas estamos de volta”, disse.


O jovem norte-americano Marco Andretti completou o pódio. Hélio Castroneves, duas vezes vencedor das 500 Milhas, terminou a etapa em quarto. O inglês Dan Wheldon, companheiro de Dixon, também dominou as primeiras cem voltas, mas teve uma queda de rendimento e acabou em 12°.


A piloto Danica Patrick, única mulher a vencer na Indy, teve que desistir da corrida, pois foi tocada por Ryan Briscoe já na parte final da prova dentro dos boxes.


Outros brasileiros


O paranaense Enrique Bernoldi ficou em 15°, Mário Moraes em 18° e o mineiro Bruno Junqueira em 20°. O goiano Jaime Câmara, que, nos treinos livres, se chocara com força no muro, voltou a bater com violência na corrida e se retirou na 82° volta.


O baiano Tony Kanaan abandonou a prova, depois de bater na 105° volta como conseqüência de uma disputa com seu companheiro de equipe Marco Andretti. Ele saiu em sexto, brigava pelas primeiras posições desde o início da prova e chegou a ficar na ponta por algumas voltas.


 
No incidente, Kanaan (f) tinha ultrapassado pelo lado de fora o neozelandês Scott Dixon na luta pela liderança e teve que se defender do ataque de Andretti. Por isso, ele foi para a parte suja da pista e tocou no muro.


O brasileiro voltou para a pista atravessado e se chocou com a americana Sarah Fisher. Os dois pilotos saíram ilesos e Kanaan responsabilizou Andretti pelo acidente.


Campeonato


Com o resultado, Dixon assume a primeira colocação no campeona com 188 pontos, oito a mais que Hélio Castroneves. A próxima etapa da categoria acontece na semana que vem, em Milwaukee.


Confira o resultado das 500 Milhas de Indianápolis:


1. Scott Dixon – Chip Ganassi
2. Vítor Meira – Panther
3. Marco Andretti – Andretti/Green
4. Hélio Castroneves – Penske
5. Ed Carpenter – Vision
6. Ryan Hunter-Reay – Rahal Letterman
7. Hideki Mutoh – Andretti/Green
8. Buddy Rice – Dreyer & Reinbold
9. Darren Manning – Foyt
10. Townsend Bell – Dreyer & Reinbold
11. Oriol Servia – KV Racing
12. Dan Wheldon – Chip Ganassi
13. Will Power – KV Racing
14. Davey Hamilton – Vision
15. Enrique Bernoldi – Conquest
16. John Andretti – Roth Racing
17. Buddy Lazier – Hemelgarn
18. Mário Moraes – Dale Coyne
19. Milka Duno – Dreyer & Reinbold
20. Bruno Junqueira – Dale Coyne
21. AJ Foyt IV – Vision


Abandonos
22. Danica Patrick – Andretti/Green
23. Ryan Briscoe – Penske
24. Tomas Scheckter – Luczo Dragon
25. Alex Lloyd – Rahal Letterman
26. Ernesto Viso – HVM Racing
27. Justin Wilson – Newman/Haas
28. Jeff Simmons – Foyt
29. Tony Kanaan – Andretti/Green
30. Sarah Fisher – Sarah Fisher Racing
31. Jaime Câmara – Conquest
32. Marty Roth – Roth Racing
33. Graham Rahal – Newman/Haas


(Fonte:Uol)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui