Palmeiras encara Ponte Preta pelo fim do jejum de 12 anos

0
119

O título paulista estará em disputa na partida entre Palmeiras e Ponte Preta, neste domingo, às 16h, no Palestra Itália. No primeiro jogo, em Campinas, o Verdão, que possuía a vantagem dos empates devido à campanha superior, venceu por 1 a 0 (assista ao vídeo com os melhores momentos) e agora pode até se dar o luxo de perder por um gol para dar a volta olímpica após 11 anos de espera. Já a Macaca precisa mostrar poder de superação e competência ofensiva para ganhar por pelo menos dois gols de diferença e festejar, pela primeira vez em sua história, um caneco estadual. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a decisão em Tempo Real e com vídeos exclusivos. A TV Globo-SP e o SporTV transmitem a partida ao vivo.


Em busca do 22º título estadual, o Palmeiras vai disputar a decisão do Campeonato Paulista mordido pela eliminação precoce na Copa do Brasil. A goleada por 4 a 1 sofrida para o Sport, na última quarta-feira, na Ilha do Retiro, em Recife, deixou o técnico Vanderlei Luxemburgo e os jogadores arrasados. E o título estadual é o melhor remédio para a ‘ressaca’ da equipe.


A Macaca chegou para a decisão querendo recuperar o prestígio obtido com duas vitórias convincentes diante do Guaratinguetá, pelas semifinais. A derrota em Campinas por 1 a 0 para o Verdão, no primeiro jogo, trouxe de volta a síndrome de time que nas finais sucumbe diante dos clubes grandes, como aconteceu em 1977 e 79, diante do Corinthians, e em 81, contra o São Paulo.


Vanderlei Luxemburgo corre atrás do oitava título paulista na carreiraO único desfalque do Palmeiras é o volante Leo Lima, que sofreu grave lesão muscular na primeira partida contra o Sport, pela Copa do Brasil. Wendel atuou no setor no domingo passado contra a Ponte, mas a tendência é que Martinez, que estava suspenso no duelo realizado em Campinas, atue ao lado de Pierre.


– A vantagem do Palmeiras em cima da Ponte Preta existe. Ela aumentou na primeira partida, quando vencemos em Campinas. Mas sabemos trabalhar com ela. Vamos entrar em campo para vencer e não para jogar pelo resultado que nos interessa – afirma o técnico Vanderlei Luxemburgo.


O treinador do Palmeiras tem motivos de sobra para estar animado. Afinal, se ganhar o título paulista ele vai igualar o recorde do técnico Lula, do Santos, que na década de 60, com o time de Pelé, ganhou oito vezes o estadual. Luxemburgo, que já venceu sete vezes, chegará ao oitavo e será tricampeão (em 2006 e 2007 foi bicampeão com o Santos).


– Eu quero ganhar todas as competições. É importante para o meu lado profissional o recorde. Enquanto estiver motivado, como estou, seguirei fazendo o meu trabalho. Quando isso acabar, eu encerro a minha carreira de treinador e vou procurar outra função no futebol – afirma Luxemburgo.


Além dos sete títulos paulistas que tem (90, 93, 94, 96, 2001, 2006 e 2007), e do oitavo que está na iminência de acontecer (2008), Luxemburgo também é bicampeão do Torneio Rio-São Paulo (93 e 97), campeão mineiro (2003), campeão capixaba (83) e tem cinco canecos do Campeonato Brasileiro (93, 94, 98, 2003 e 2004) – este, recorde absoluto.


– O Campeonato Brasileiro é o mais difícil do mundo. Nenhuma liga do futebol europeu tem de 12 a 14 candidatos ao título no início da competição. Nem na Libertadores existe tanta dificuldade. Talvez somente nas fases decisivas da Liga dos Campeões – ressalta o treinador do Palmeiras.


 


Macaca tem desfalques
Renato, meia da Ponte Preta, volta ao time no jogo do Palestra ItáliaO técnico Sérgio Guedes não contará com dois titulares na partida decisiva deste domingo. O experiente zagueiro César torceu o joelho no segundo jogo diante do Guaratinguetá e está fora de combate. Jean, o seu companheiro de zaga, cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.


Sem muitas alternativas, a Macaca entrará em campo com a dupla de zaga reserva formada por Alexandre Black e João Paulo. Já o lateral-direito Eduardo Arroz e o meia Renato, que não atuaram em Campinas por causa de suspensão, retornam ao time.


A dúvida é quem deixará a equipe titular para o retorno de Renato, o artilheiro da equipe na competição, com oito gols. Luís Ricardo está garantido no comando do ataque, enquanto Danilo Neco e Wanderley disputam a outra vaga.


 


(Fonte:Globo.com)



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui