Projeto Viva Com Saúde atende cerca de 500 pessoas na cidade de Colinas

0
334
Projeto é comandado comandado pelos professores de educação física, Alex Carlos (Chineizinho) e Junininho Colinas - Divulgação
500 pessoas da comunidade de Colinas participam do Projeto Viva Com Saúde, - Divulgação
500 pessoas da comunidade de Colinas participam do Projeto Viva Com Saúde, – Divulgação

Cerca de 500 pessoas da comunidade de Colinas participam do Projeto Viva Com Saúde, que é comandado pelos professores de educação física, Alex Carlos (Chineizinho) e Juninho Colinas.

 

O projeto foi implantado no dia 19 de janeiro de 2015, onde foi iniciado o treinamento funcional devido a um grupo de amigas que queriam sair do sedentarismo.

 

Segundo Chineizinho, foi assim que começou, o trabalho que foi recebendo um grande reconhecimento da população que acabou se expandindo e hoje o projeto contabiliza quase 500 alunos, entre as atividades de aeróbica, zumba e treino funcional, que acontecem no Estádio Bigodão, em Colinas e alguns bairros da cidade.

 

Finalidade

Entre os alunos, participam também policiais militares e bombeiros. A finalidade do projeto é proporcionar para a população de forma gratuita a prática de atividades físicas com profissionais e com isso darem aos alunos mais qualidade de vida.

 

 

Os participantes não precisam de nenhum material para praticar as atividades, apenas é preciso que estejam vestindo roupas apropriadas para a prática de exercícios físicos. A cada dois meses são realizadas avaliações funcionais dos alunos.

 

 

O programa oferece benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais para os participantes como: promoção do combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade; melhoria do equilíbrio biopsicológico; melhoria das relações interpessoais, entre outros. Algumas participantes, já registraram perda de peso de cerca de 14 kg, realizando as atividades do projeto.

 

 

Benefícios

São muitos os benefícios para a saúde de quem pratica a atividade física, pois quem pratica atividade física regularmente observa melhoras na respiração, metabolismo, circulação, diminui o risco de doenças como hipertensão e diabetes, dentre vários outros benefícios que são oferecidos gratuitamente através do projeto.

 

 

 

O exercício físico é uma forma de lazer e de restaurar a saúde dos efeitos da rotina estressante do trabalho, proporcionando condições de melhor desempenho e produtividade. Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro e ajuda na capacidade de lidar com problemas.

 

 

Recuperação

Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar. Exercícios físicos regulares podem aumentam a expectativa de vida e retardam o surgimento de doenças, regulariza o sono, diminui o stress físico e mental e tantos outros benefícios.

 

 

Para a população além de promover saúde e aumentar a mobilidade e a capacidade funcional, o projeto também desenvolve um importante papel na inclusão social, apresentando novas atividades em grupos e, além de tudo, resgata a alegria de viver.

 

Projeto

O Projeto Viva com Saúde possibilitará que pessoas sedentárias, ou que nunca praticaram nenhuma atividade física, após visitar o espaço, empolguem-se e comecem a praticar exercícios diariamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui