Campeonato Tocantinense começa amanhã

0
178

Juventude x Gurupi e São José x Araguaína, abrem amanhã, a 16ª edição do Campeonato Tocantinense de Futebol 2008 – que este ano contará com a participação de 13 times. Juventude e Gurupi, se enfretam às 16 horas, no Estádio Dr.Magalhães, na cidade de Dianópolis, enquanto São José x Araguaína, jogam às 18h30,no Estádio Nilton Santos, em Palmas. A final está marcada para o dia 28 de junho de 2008. A boa novidade deste ano é que os dois últimos colocados dos Grupos A e B, respectivamente, ao término da primeira fase, serão rebaixados para segunda divisão de 2009.


Campeão
O time campeão do Tocantinense continuará sendo a representante do Estado na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série C em 2009. Tubarão, de Palmas estréia no campeonato, enquanto o Alvorada, que estava afastado do Estadual, retorna à competição.


Grupos
Na primeira fase as equipes serão divididas em dois grupos, sendo um de sete denominado A (Alvorada, Gurupi, Interporto, Ipiranga, Juventude, Paraíso e Palmas) e outro de seis, Grupo B ( Araguaína, Tocantinópolis, Kaburé, Tubarão, São José e Tocantins de Palmas). Nesta fase serão disputados jogos de ida e volta dentro do grupo, classificando para segunda fase quatro de cada.


2ª Fase
Na segunda fase os oito clubes estarão divididos em duas chaves de quatro, onde voltam a se enfrentar em ida e volta, avançando os dois melhores de cada às semifinais – 1ºdo Grupo A, 2º do Grupo A, 3º do Grupo B e 4º do Grupo B. Este grupo será denominado C. Já a outra chave, denominada de D – será composta pelas equipes 1º e 2º do Grupo B, 3º e 4º do Grupo A. Os vencedores das semifinais decidem o título. A final será em dois jogos de ida e volta com vantagem de mando de campo para equipe com melhor índice técnico a partir da segunda fase.


Rebaixamento
Estarão automaticamente rebaixados para 2ª Divisão de 2009, os dois clubes que apresentarem os piores índices técnicos, um de cada grupo na primeira fase do certame de 2008. Já no ano de 2009, a 1ª Divisão será disputada pelas 11 equipes classificadas de 2008. No entanto, as cinco últimas colocadas neste campeonato serão rebaixadas para 2ª Divisão de 2010.


Segundona
Ainda em 2009, será realizado o Campeonato da 2ª Divisão, integrada pelos clubes rebaixados de 2008 e 2009, além dos novos clubes que vierem a se profissionalizar, bem como os licenciados que decidirem retornar às atividades. A partir de 2010, a 1ª Divisão será composta por apenas oito clubes, sendo seis melhores classificadas do Estadual de 2009, mais o campeão e o vice do Tocantinense da 2ª Divisão, ambos do ano anterior.


1ª rodada
1º de março – sábado

Juventude x Gurupi – 16 h00 Dr.Magalhães
São José x Araguaína – 18h30 Nilton Santos
2 de março – domingo
Alvorada x Interporto – 16h00  Elias Natan
Kaburé x Tocantins – 17h00  Bigodão
Palmas x Ipiranga – 17h00 Nilton Santos


(Fonte: Jornal do Tocantins)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui