Quintanilha ressalta a importância de Siqueira Campos ao futebol do Estado

0
19

O presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Leomar Quintanilha, ainda triste com a morte do ex-governador Siqueira Campos, ocorrida no último dia 4 de julho, faz questão de lembrá-lo, ressaltando sua importância na criação do Estado do Tocantins, cuja ação foi fundamental para o desenvolvimento, em todos os setores onde, naturalmente se inclui o futebol. Aproveita também para se solidarizar com familiares, amigos por esta inestimável perda.

Momentos marcantes

Um dos momentos marcantes do ex-governador, Siqueira Campos em prol do esporte e do futebol tocantinense foi a inauguração do Estádio Nilton Santos, ocorrida no dia 12 de outubro de 2000. Siqueira Campos fez questão de homenagear o ex-jogador Nilton Santos, ídolo do Botafogo.

No entanto, três dias antes para o lançamento da pedra fundamental da inauguração do local, Siqueira Campos mandou o Secretário de Esportes, Jayme Lourenço, trocar o nome que seria Estádio Municipal para Nilton Santos.

Siqueira Campos na época resolveu homenagear Nilton Santos, que foi o mentor, em Palmas, de uma escolinha de futebol, que leva seu nome até hoje, direcionada para crianças e adolescentes visando evitar que elas se envolvam com drogas ou crimes.

A inauguração teve a presença da Seleção Tocantinense empatando diante da Seleção Brasileira Sub-20 por 2 x 2. E o primeiro gol foi marcado no Estádio Nilton Santos foi do atleta Malzone, que na época era jogador do Coritiba.

Vinda de Pelé

Outro momento marcante para o futebol no Estado do Tocantins foi em 1995, quando da realização do Torneio da Integração, forte movimento sócio-desportivo, em Gurupi, com a participação de cerca de mil crianças, em vários bairros da cidade, prestigiado com a presença do maior jogador de futebol de todos dos tempos e então Ministro dos Esportes, Pelé. Siqueira Campos fez questão de recepcioná-lo no aeroporto Cmte Jacinto Nunes da Silva. Várias autoridades estiveram presentes neste momento marcante do futebol tocantinense.

10º ano da FTF

Em comemoração ao seu 10º ano, a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) agraciou 458 personalidades ligadas ao futebol tocantinense, desde sua oficialização no Estado. Grandes colaboradores mereceram Destaque Especial, como o significativo diploma Honra ao Mérito, por suas vigorosas e imprescindíveis participações.

O então governador Siqueira Campos, cuja ação foi fundamental para o desenvolvimento, em todos os setores onde, naturalmente se inclui o futebol, foi o principal homenageado.

Fundação do Palmas

No ano de 1997, Siqueira Campos assinou o livro-ata como 1º sócio do Palmas Futebol e Regatas, fundado no dia 31 de janeiro de 1997. A diretoria da Sociedade Esportiva Canela emprestou sua documentação para o Palmas, já que estava regularizada na Federação Tocantinense de Futebol (FTF)para que surgisse o primeiro clube profissional na Capital.

(Fotos: Arquivo da FTF/Governo do Tocantins)

FTF – Federação Tocantinense de Futebol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui