12ª edição do Tocantinense da Segunda Divisão começa nesta quarta-feira

0
33
Bola quicando no Estádio Nilton Santos
A bola vai rolar novamente na Segunda Divisão do Tocantinense com a participação de quatro equipes – Fotos: Reinaldo Cisterna

12ª edição do Tocantinense da Segunda Divisão começa nesta quarta-feira

Duas partidas abrem nesta quarta-feira (4), a 12ª edição do Campeonato Tocantinense da Segunda Divisão entre as equipes do Tocantins de Miracema x Taquarussú, às 16 horas, no Estádio Castanheirão, em Miracema e Gurupi x Alvorada, no mesmo horário, no Estádio Resendão, em Gurupi.

A Segunda Divisão estava programada para ter a participação de cinco equipes, mas na última hora, o Araguaína Futebol e Regatas desistiu de disputar a competição, alegando problemas financeiros. https://aloesporte.com.br/araguaina-desiste-de-disputar-a-segunda-divisao-alegando-falta-de-apoio/ Com isso, quatro equipes vão brigar por duas vagas para retornar à elite do Futebol Tocantinense.

Bola vai rolar para Tecão x Taquarussú e Gurupi x Alvorada
Bola vai rolar para Tecão x Taquarussú e Gurupi x Alvorada nesta quarta-feira pelo Tocantinense da Segunda Divisão – Foto: Reinaldo Cisterna

O Gurupi, seis vezes campeão Estadual da Primeira Divisão (1996, 1997, 2010, 2011, 2012, 2016), estava suspenso, por ter desistido de disputar o Tocantinense de 2019. Diante disso, a  Federação Tocantinense de Futebol (FTF) criou uma resolução (RDI) para facilitar o retorno dos clubes punidos. Caso também do Araguaína.

Essa RDI com revisão das penalidades em 50 por cento favoreceu à volta do time do interior. No caso do Gurupi a equipe estava suspensa por causa da desistência do Campeonato Tocantinense 2019.

Com isso, o Camaleão do Sul foi rebaixado e condenado a dois anos sem poder participar das competições realizadas pela entidade, além de ter que pagar uma multa de R$ 20 mil. Mas agora novamente liberado, o clube retorna e é candidato a uma das duas vagas para Primeira Divisão de 2021.

Regulamento/Fórmula de disputa
O Campeonato será disputado em duas fases, sendo que na 1ª fase as quatro equipes jogarão entre si, conforme tabela, apenas em jogos de ida, dentro do Grupo “A” e somatória de pontos, classificando-se para 2ª fase, as duas associações que somar o maior número de pontos ao final da 1ª fase.

Já na 2ª fase (Final) as duas equipes classificadas na 1ª fase, decidirão o título em jogo único, dentro do Grupo “B”, com mando de campo do 1º colocado, para definição do título de campeão.

Todos os campeões
Esta é 12ª edição da competição, que começou em 2009. Confira todos os campeões. Interporto (2009), Guaraí (2010), Tocantins de Palmas (2011), Araguaína (2012), Tocantins de Miracema (2013), Guaraí (2014), Tocantins Miracema (2015), Sparta (2016), Araguaína (2017), Atlético Cerrado (2018) e Capital FC (2019).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui