UFT promove curso de capacitação da Prática de Primeiros Socorros no Esporte

0
513

Com promoção da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenação do professor Anderson Barbosa Baptista, do Curso de Medicina, realizou-se no último sábado (15), no Câmpus de Palmas da UFT, a Prática de Primeiros Socorros no Esporte, cujo tema foi “Lesões no Esporte: Prevenção e Estratégias”.

O evento contou com a participação da Liga de Ortopedia Clínica e Cirúrgica da UFT como instrutores/palestrantes, além da presença do Corpo de Bombeiros de Palmas, que conduziu atividades práticas. Foi uma atualização em procedimentos de primeiros socorros destinada a pessoas ligadas ao esporte.

O professor Anderson Barbosa Baptista, do Curso de Medicina, expressou sua avaliação a respeito do evento. Ele destacou que o evento foi importante para o desenvolvimento de técnicas de primeiros socorros e anunciou que serão realizados mais cursos como este para preparar pessoas e profissionais que trabalham com crianças, adolescentes e adultos na prevenção e atendimento de emergências.

Segundo o professor, entender os primeiros socorros é fundamental para evitar maiores lesões e até a morte de pessoas em casos de acidente. Ele ressaltou que este conhecimento deveria ser exigido de todos os profissionais que trabalham com crianças, e que este curso pode servir como um ponto de partida para outros semelhantes.

A presidente da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia da UFT, Monique Reinert Diesel, expressou sua satisfação com a realização do evento, destacando que a capacitação dos participantes foi produtiva, pois combinou embasamento teórico e prática, com a participação dos bombeiros do Estado do Tocantins, que abrilhantaram o curso ao demonstrar ações práticas.

“Tivemos a experiência de socorro com cardioreanimação, vimos a imobilização de um atleta, e isso pode ocorrer em nossas rotinas. Tivemos momentos de descontração e gostei muito, conseguimos aproveitar e todos se sentiram muito confortáveis no evento”, afirmou Monique.

A Escola do São Paulo Futebol Clube, sediada na AABB Palmas, esteve presente, representada pelo diretor da escola e pelo professor Fausto Guihardi. Também houve a presença de representantes da Capoeira.

Fotos: Fausto Guihardi