Ton Pacheco e presidentes das federações de judô pedem socorro à CBJ; Conheça a história do judoca
Atoladas em dificuldades para sobreviver à quarentena imposta pela pandemia da Covid-19, federações unem-se para pedir ajuda financeira da Confederação Brasileira de Judô. O presidente da Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet), Ton Pacheco, participou das reuniões virtuais entre líderes estaduais que apresentaram reivindicações, discutiram formas de contornar dificuldades e redigiram um documento com seus pleitos endereçado ao presidente da CBJ, Sílvio Acácio Borges.
O ato aconteceu no início desta semana e pela primeira vez nos 41 anos de existência da entidade nacional dirigentes de todas as regiões do Brasil trabalham em conjunto. Além de recursos da Lei Agnelo Piva, a confederação recebe verbas de instituições privadas, o que lhe dá disponibilidade financeira, pois não tem gastos com eventos e competições neste período em que todas as atividades estão suspensas.
Cartas na mesa
O presidente da Fejet, Ton Pacheco, defende que a CBJ possui receitas que podem viabilizar a sobrevivência das federações. “Entendo que vivemos um momento histórico, no qual não cabem medidas paliativas e procrastinatórias. As cartas estão na mesa e o jogo precisa ser jogado”, disse à Revista Budô o dirigente tocantinense.
Documento
No documento encaminhado ao presidente da CBJ, o grupo identificado como Entidades de Administração Regional do Desporto (Federações Estaduais de Judô) relata que a decisão de pedir ajuda à entidade nacional “com muita preocupação e solidariedade ao cenário jamais visto em nosso Brasil e no mundo por conta da crise sanitária e seus reflexos principalmente na área econômica”, foi tomada em reuniões por videoconferência nas quais se discutiram os impactos da pandemia. https://revistabudo.com.br/pela-primeira-vez-na-historia-dirigentes-estaduais-se-unem-em-torno-de-um-mesmo-proposito-e-pedem-socorro-a-cbj/ – (Fonte: Paulo Pinto (Revista Budô)
Quem é Ton Pacheco – 10 vezes campeão Brasileiro
Natural de Goiânia (GO), Georgton Thomé Bujar Moura Pacheêco, popularmente conhecido como Ton Pacheco, é radicado no Tocantins, em Palmas, desde 1997. Ton nasceu no dia 31 de outubro de 1968 (51 anos). É Especialista em Ortopedia e Fisioterapia Esportiva, e proprietário da Clínica Fisioton, em Palmas. Atualmente é faixa preta de Judô Sexto Dan.
Carreira
Ton Pacheco começou a trabalhar aos 17 anos como professor-assistente de judô no Jóquei Club de Goiás (Sensei Lhofei Shiozawa) e no Yoshida Judô Club (Sensei Cid Yoshida). No ano de 1986 antes de ir para São Paulo, as 18 anos conquistou a Faixa Preta de Judô, em Goiânia. Em São Paulo teve a honra de receber os ensinamentos do Sensei Paulo Duarte. Com o aprendizado e o aperfeiçoamento da modalidade acabou sendo contratado pelo em 1992 pelo São Caetano do Sul (SP). No clube paulista Ton Pacheco foi assistido pelo Sensei Mário Tsutsui.
10 Brasileiros
Uma carreira repleta de conquistas por São Paulo, Goiânia e Tocantins (Palmas), tanto que tem no currículo dez títulos de Campeão Brasileiro, dos quais quatro foram por Goiás (Júnior-1986, Sênior-1992 e Universitário-1991), individuais e uma vez Universitário por equipe). Teve uma conquista por São Paulo, em 1992(Benemérito por equipes) e cinco representando o Estado do Tocantins (Veterano sendo o último no Ceará, em 2018).
Ton Pacheco também representou o Tocantins em Campeonatos Mundiais de Veteranos como na França, São Paulo e Bélgica. Este último foi Campeão Mundial por Equipes, em 2008. Pela Seleção Brasileira de Judô representou o País (1990 a 1993), no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Itália.
Também representou a Seleção Brasileira de Judô no Desafio Brasil x Japão (1996), em São Paulo, e nos torneios Sul-Americanos e Pan-Americanos.
Ton Pacheco organizou e atuou como professor de cursos de atualização e padronização de metodologia do ensino no Judô: técnicas, arbitragem, primeiros socorros, marketing e organização de eventos.
Técnico
Como técnico e professor comandou a judoca Enillara Lisboa, que foi campeã Brasileira nos Jogos Escolares (2010). Comandou o judoca Eduardo Muller, que conquistou a medalha de Bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (2008). Também foi professor do judoca Leonardo Staciarinni, hoje faixa preta 6º Dan e árbitro da Federação Internacional de Judô (FIJ) “A”.
Formou 80 faixas pretas no Estado do Tocantins e em Goiás, além de organizar os eventos que homenagearam Aurélio Miguel (1997 e 2011), Presidente da CBJ Paulo Wanderley (1998), Presidente da Federação Paulista de Judô (FPJ), Francisco de Carvalho (1999), Carlos Honorato (2000), Sensei Lhofei Shiozawa (2001), Sensei Cid Yoshida (2002), Antônio Tenório (2004), Rogério Sampaio(2006), Sarah Menezes (2013), todos no Estado do Tocantins.
Viagens
Ton Pacheco é fundador proprietário da Clínica Fisioton de Fisioterapia (1997), que é especializada em Ortopedia, Fisioterapia Esportiva e Acupuntura. Há mais de 30 anos vivendo e convivendo no meio da modalidade de judô realizou várias viagens internacionais pelo mundo como EUA Colorado Springs 1991, Itália Ostia, e Inglaterra Birmigan, em 1992. Também esteve na França, Bélgica, Portugual, Espanha (2005), Canadá (2009), Argentina (2013) e Japão (2015).
Formação Acadêmica e Esportiva
Ton Pacheco tem Graduação em Fisioterapia – Universidade – Uni ABC – São Caetano do Sul (São Paulo/1996);
Especialização: Administração e Planejamento para Docentes – ULBRA (Universidade Luterana do Brasil/2000
Especialização em Acupuntura –IESP (Instituto de Estudos São Paulo) Goiânia/2004
Especialização em Pilates IECC – Palmas 2014; Especialização em RPG IECC – Palmas 2016 e Curso On Line da IJF – MANEGER JUDO 2018.
Histórico Profissional
1997 – Fundou a Clínica Fisioton – Fisioterapeuta – Especialista em Ortopedia e Fisioterapia Esportiva;
1997 – 2011 Professor de Judô na ULBRA, (Universidade Luterana do Brasil);
2012 – Professor de Judô no Centro de Atividades do SESC região Norte de Palmas;
2000 a 2002 – Professor no curso de Educação Física da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil);
Fisioterapeuta do Palmas Futebol e Regatas por três temporadas ( 3 títulos no currículo de Campeão Tocantinense)
Homenageado na Câmara dos Vereadores de São Paulo pelos 10 anos de trabalho em prol do Esporte Tocantinense em 2007;
Indicado pelo Comitê Olímpico Brasileiro para conduzir a Tocha dos Jogos Pan-Americanos em Palmas no ano de 2007;
Indicado para Atleta do Ano em 2008 pelo Governo do Estado do Tocantins, 2009;
Homenagem da Assembleia Legislativa com o Titulo de Cidadão Tocantinense 2012.
Trabalhos voluntários
Instrumentação Cirúrgica para Dr. Jorge Antônio da Silva e Dr. Marcelo Torres (Ortopedista);
Asilo João XXIII em Porto Nacional – arrecadando alimentos, medicamentos, colchões, roupas e recursos com empresas privadas;
Fundador da Federação de Judô do Estado do Tocantins em 2002;
Atual Presidente da Federação de Judô do Estado do Tocantins para o Quadriênio 2010-2013 e de 2014 para frente com uma Decisão Judicial, Eleito para Quadriênio 2018-2021.
Fisioterapeuta nos Triatlhon do Sesc Tocantins em: 2014 e 2015. E no Triatlhon 70.3 em 2016