

O Tocantins terá dois representantes no Campeonato Brasileiro de Peteca, que será disputado entre os dias 12 e 14 de novembro, no Ginásio de Esportes Adalberto Testa, no Praia Clube, em Uberlândia (MG). Os atletas que irão defender o Estado são João Batista Nascimento e Jean Kleber Nascimento. A competição, que é um dos maiores eventos do calendário da modalidade, tem como objetivo o congraçamento entre os atletas.
O Tocantins participará na categoria Master 49 anos e enfrentará os estados do Paraná e Goiás. Cada chave terá participação de três estados. O Tocantins faz parte do Grupo C. No Grupo A jogarão as equipes dos estados de Minas Gerais, Rondônia e Santa Catarina. No Grupo B: São Paulo, Praia Clube e Brasília.
Segundo o presidente da Federação Tocantinense de Peteca, Leonardo Luiz Ludovico Póvoa, este ano o Tocantins levará apenas uma dupla dos 40 a 49 que são João Batista Borges e Jean kleber Nascimento Collins. Segundo ele, como está fazendo parte da Comissão Organizadora do Brasileiro de Peteca, não poderá atuar. “Acreditamos numa boa participação do Jean e do João Batista. A Peteca no Estado começa a ser mais praticada e esperamos que nos próximos anos possamos enviar muitas duplas ao Brasileiro”, aposta o presidente, que já sonha em expandir a modalidade para o interior num futuro próximo.
Presidente da Federação Tocantinense de Peteca, Leonardo Luiz Ludovico Póvoa
Mudanças
Durante a realização do Brasileiro, os dirigentes de todo o Brasil vão aproveitar a competição para debater mudanças nas regras da Peteca. Segundo Leonardo, a Confederação Brasileira de Peteca, com base em sugestões e experiências realizadas pela Federação Mineira de Peteca e também pela CBP em eventos da Liga Brasileira e interclubes do Minas Shopping, vem dar conhecimento prévio, aos dirigentes das Federações Estaduais e dos Clubes e aos atletas em geral, de proposta para mudança das Regras Oficiais da Peteca e de outros assuntos de interesse da modalidade.
“A ideia é que todos os interessados possam estudá-la e formar opinião para discuti-la na próxima Assembleia Geral da CBP, que será realizada em Uberlândia”, comentou o dirigente tocantinense.
Durante o evento serão realizadas várias propostas de mudanças como: Eliminar a restrição imposta pela faixa de idade na formação das equipes e na sua continuidade; Obter maior equilíbrio nas disputas e, com isso, tornar a modalidade mais competitiva; Tornar a modalidade mais atrativa para o público em geral, patrocinadores e parceiros, Valorizar o atleta, Facilitar o planejamento e organização de competições de peteca no calendário anual, entre outras propostas que serão debatidas.
Categoria MASTER I (40 a 49 anos)
Chave A: Minas Gerais ( Dionhy Diovani e Richard Almir )
Rondônia ( Antônio Luiz Gomes e Guilherme Baldan )
Santa Catarina ( Ademir Mantovani e Márcio Lopes )
Chave B: São Paulo ( Marcelo Gea e Aley Ribeiro )
Praia Clube ( Luiz Fernando Rodrigues e Ronaldo Inácio Oliveira )
Brasília ( Luiz Cláudio Santos e Vinícius Resende Teixeira )
Chave C: Goiás (Daurin Antunes e Ricardo Paiva )
Tocantins ( João Batista Nascimento e Jean Kleber Nascimento )
Paraná ( Lannes Marques e Gláucio Pigatto )
Fase Semifinal: 1º colocado da Chave A x melhor 2º colocado (Jogo 1)
1º colocado da Chave B x 1º colocado da Chave C (Jogo 2)
Tabela do Tocantins
1ª Fase – Chave C.
12/11 Sábado 15h30 Tocantins x Paraná
12/11 Sábado 20h30 Goiás x Paraná
13/11 Domingo 11h00 Goiás x Tocantins