Tocantins Chess Open 2025 agitou Palmas e consolida o estado no Circuito Nacional do Xadrez

0
129

Entre os dias 18 e 21 de abril, Palmas foi palco de uma verdadeira celebração do xadrez brasileiro. Realizado no Hotel 10, o Tocantins Chess Open 2025 reuniu enxadristas de vários estados e distribuiu R$ 12.700,00 em premiação, além de garantir vagas para as finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino, promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

Classificação

A classificação geral do Absoluto teve como campeão o NM Vitor Firmo de Souza Rocha (RN), em segundo lugar o MN Anderson Donay (SC) e medalha de bronze para Elias Silva (TO). A classificação Feminina teve como campeã WNM Lorennah Martins Corrêa (GO), vice-campeã Yanni Queiroz Costa (TO) e em terceiro WNM Julia Whanmylla Pereira Alves (TO).

Iniciativa

O torneio foi uma iniciativa conjunta da Amesportes e da Federação Tocantinense de Xadrez (FTX), sob a direção de Bruna Paz e arbitragem de Máximo Igor Macedo, Raimundo Eudes Sousa e Eriberto Nascimento. O evento contou ainda com o apoio da SEDUC, FTDE e do próprio Hotel 10, consolidando um ambiente acolhedor e profissional para os atletas e visitantes.

Presidente da CBX

Além do alto nível técnico, o evento foi marcado pelo espírito esportivo e pela forte integração entre federações e atletas. Para o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, o torneio foi um reflexo do crescimento do xadrez no estado.

“O Tocantins Chess Open 2025 foi organizado com grande profissionalismo e acolhimento pela AM Esportes, através de Alexandre e Bruna. Tocantins vive um momento especial, e a CBX segue ao lado da FTX para construir, juntos, um xadrez cada vez mais forte”, destacou.

Já Raimundo Eudes Sousa, presidente da FTX, reforçou o compromisso com o desenvolvimento da modalidade. “Estamos plenamente alinhados com a CBX. Nosso compromisso é firme com a base, o feminino, o master e a expansão do xadrez em todo o estado. Agradecemos à Amesportes pela parceria e a todos que constroem essa caminhada.”

(Fonte: Fábio Pacheco/CBX)