Tocantinenses estão aptos a trabalhar como Árbitro Assistente de Vídeo (VAR)

0
35
Arbitragem
Alisson Furtado (C) e Cipriano Sousa durante o VI Capacitação Arbitro Assistente de Vídeo em Água s de Lindoia (SP) - Fotos: Arquivo Pessoal

Reunidos no Oscar Inn Sports Eco Resort, em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, os árbitros tocantinenses Alisson Furtado e Cipriano Sousa participaram durante nove dias do VI Capacitação Arbitro Assistente de Vídeo 2019.

Arbitragem

Alisson Furtado (C) e Cipriano Sousa durante o VI Capacitação Arbitro Assistente de Vídeo em Água s de Lindoia (SP) – Fotos: Arquivo Pessoal

Alisson Furtado fez o curso pela segunda vez, enquanto Cipriano Sousa foi a primeira dele. Outro árbitro assistente que já havia participado pelo mesmo processo em abril foi Fábio Pereira. Com isso, somente os três tocantinenses estão aptos a trabalhar com o VAR Alisson Furtado, Cipriano Sousa e Fábio Pereira.

O curso prepara árbitros e árbitros assistentes para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série A 2019 e para os jogos decisivos da Copa do Brasil, competições que utilizam o advento do VAR neste segundo semestre.

Nove dias
Segundo o árbitro Alisson Furtado, o curso teve duração de nove dias intensos de atividades em campo e na cabine em situações simuladas, jogos curtos e jogos longos.
“Foi um curso muito proveitoso. Tirour todas as dúvidas sobre o protocolo e de fato praticar, conhecer o equipamento, como usar, como se comunicar como o árbitro do campo e com o operador de replay para agilizar o processo”, explicou Furtado.

Alisson Furtado (C) e Cipriano Sousa ao lado do presidente Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba

Cipriano Sousa
Quem também participou e saiu muito satisfeito do curso foi o árbitro assistente Cipriano Sousa. “É sempre um prazer trabalhar para pessoas tão dedicadas, inteligentes e que trabalham duro em prol do futebol brasileiro”, disse ele afirmando ain da que o curso proporciona a capacitação de árbitros assistentes de vídeos ou seja; árbitros aptos a atuar em partidas que tenham a utilização do VAR.
“O curso é importante porque abre um leque de oportunidades, pois sabemos que a série A do Brasileiro, Copa do Brasil nas suas fases finais estão sendo utilizados essa nova ferramenta, e está capacitado para trabalhar com essa nova realidade nos dá perspectivas de galgar uma vaga entre os árbitros que atuam na Série A do Brasileirão”, ressaltou Sousa dizendo ainda que é sem dúvida o objetivo a ser atingido para depois pensar em algo mais.

Os árbitros Fábio Pereira (E), Alisson Furtado e Cipriano Sousa estão aptos pelo Tocantins a trabalhar com o VAR

Março/Abril
Entre os meses de abril e março, os árbitro assistente Fábio Pereira e o árbitro Alisson Furtado haviam sido convocados pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para participar do curso de atualizações de árbitros de vídeo (VAR). Na época, o árbitro assistente de Araguatins, Fábio Pereira, realizou seu curso do dia 27 de março a 5 de abril e fez parte da turma XIII, em Águas de Lindóia (SP).
Já o árbitro Alisson Furtado participou do curso da turma XVI que também foi realizado no período de 6 a 15 de abril, em Águas de Lindóia (SP).