Não há como negar que é uma semana especial para a Apafut, de Flores da Cunha, um dos mais novos clubes de futebol da Serra Gaúcha. Neste sábado, o time vai receber o Caxias pela primeira vez na história por um campeonato profissional, às 15h, no Estádio Homero Soldatelli, com ingressos a R$ 10. Mas não é só isso. Três talentos formados no projeto inicial estão com as malas prontas para avaliações no Porto, de Portugal: o atacante Ivanaldo Rocha, o meia Lucas Melo e o lateral tocantinense de Comeia, Paulo Rycardo, todos com 17 anos.
— É o resultado do nosso trabalho. Já podemos dizer que começamos a formar novos talentos. Eles vão na semana que vem para a Europa — comemora o empresário Fernando Otto, investidor da Apafut, que tem parceria com a prefeitura municipal de Flores da Cunha.
Antes de se tornar um clube de futebol profissional, a Apafut mantinha um trabalho de base na UCS. Os dois projetos seguem interligados e têm um padrinho em comum: o lateral-esquerdo Alex Telles, formado pelo Juventude, com passagem destacada por Grêmio, Galatasaray e Inter de Milão, e que hoje atua pelo Porto, clube para onde estão indo os três garotos lapidados em Caxias e Flores.
Paulo Rycardo saiu da Escolinha Gol de Placa de Colmeia – Divulgação
Ivanaldo, Lucas e Paulo terão todas as despesas pagas pelos portugueses, como transporte, alimentação e hospedagem, e vão treinar durante um mês com a equipe sub-19 no CT Porto-Gaia, em Vila Nova de Gaia, distante alguns quilômetros do Estádio do Dragão. Na Apafut, eles se destacaram no Estadual sub-17 e na Terceirona Gaúcha de profissionais. (Fonte: Adão Júnior – adao.junior@pioneiro.com)