Conquistar o título do Estadual Sub-19, e levar o Palmas Futebol Regatas à disputar a Copa São Paulo de Juniores de 2019, além de fazer com que o clube possa retornar à Primeira Divisão do Tocantinense e, consequentemente, no cenário nacional. Estes são os três principais objetivos da nova comissão técnica do Palmas.
Ontem em entrevista ao programa CBN Tocantins Esportes, o técnico Caco Espinoza, sobrinho do ex-treinador campeão mundial em 1983, e hoje Coordenador de futebol do Grêmio, Valdir Espinoza, disse que aceitou o desafio de comandar a equipe tocantinense, pois acredita que o cenário é favorável para isso. “Estamos começando do zero. Eu prometo ao torcedor do Palmas que num curto espaço de tempo, o Tricolor da Capital vai voltar a sorrir e ocupar o espaço que sempre foi seu no cenário nacional”, avisou.
Com apenas 37 anos, Caco Espinoza, tem um currículo extenso e com passagens pelo Corinthians, Fluminense, CFZ (RJ), Santa Cruz, Grêmio, Avaí e Metropolitano (SC). Segundo ele, a expectativa para a sua primeira experiência no Tocantins é das melhores e aposta que conseguirá realizar um grande trabalho. “Tentei ser jogador, mas acabei quebrando a perna quando ainda era Sub-20 e aí fui estudar Educação Física, onde sou formado e resolvi seguir a carreira de treinador, já que na família tenho meu tio que sempre foi técnico de futebol ”, destacou ele.
Espinoza já trabalha na Capital desde o dia 1º de julho quando iniciou a seleção de garotos nascidos entre 1998 e 2001 visando montar a equipe para a disputa do Sub-19. Ele disse que está surpreso com a qualidade de muitos atletas que encontrou por aqui e por isso vislumbra mesclar bons garotos com alguns que serão contratados para compor o elenco na disputa e depois formar o time para Segunda Divisão.
Comissão
Além de Espinoza, o clube terá o preparador físico Cristiano Fonseca e o treinador de goleiros Carlos Salomão. Ambos também tiveram passagens por grandes clubes dentro e fora do Brasil. Cristiano Fonseca já trabalhou no Grêmio, Santa Rosa EC (PA), Francana (SP), Olímpia (SP), Imperatriz (MA), Americano de Campos (RJ) e Barra do Garças (MT). Já Carlos Salomão, o treinador de goleiros teve passagem pelo Fuji FC (Japão) e Army United (Tailândia) e que no Brasil atuou pelo Corinthians, Internacional, ABC, Clube Atlético Tubarão (SC) e Grêmio. A comissão conta ainda com a experiência do Diretor Executivo de Futebol, Robson Tavares, que atuou na categoria de base do Corinthians e tem passagens pelo Fluminense, Botafogo, Flamengo e Vasco, além do Avaí e CFZ, do Rio de Janeiro, clube do Zico. “Viemos para fazer história”, finalizou.
Rebaixamentos
O Palmas Futebol e Regatas, fundado no dia 31 de janeiro de 1997, por meio do empréstimo da documentação da Sociedade Esportiva Canela, equipe amadora do Distrito de Canela, que já estava regularizado junto à Federação Tocantinense de Futebol (FTF). Apesar de ter no currículo cinco títulos estaduais o clube soma três rebaixamentos para a 2ª Divisão nos anos de 2010, 2012 e 2016. A primeira partida oficial ocorreu no dia 30 de março de 1997, pelo Estadual e foi derrotado pelo Interporto por 2 x 1. O Tricolor soma cinco títulos estaduais em 200/01/03, 04 e 07). Na Copa do Brasil 2004, ostenta até hoje a melhor campanha de um tocantinense em competições nacionais, terminando em sétimo lugar. No ano anterior foi sétimo colocado no Brasileiro da Série C.
Confira a entrevista completa do técnico Caco Espinoza no CBN Tocantins