Referência mundial no judô, Sensei Mário Tsutsui fala sobre sua visita a Palmas

0
636

Para engrandecer a última etapa do Estadual de Judô 2024, a Federação de Judô do Estado do Tocantins (FEJET) traz uma presença ilustre no dia 28 de setembro, sábado, na Quadra de Esportes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO): o Sensei Mário Tsutsui, uma referência no cenário do judô nacional e internacional.

Ex-técnico da Seleção Brasileira de Judô, Mário Tsutsui tem em seu currículo a liderança nas conquistas de Rafaela Silva e Mayra Aguiar, duas das maiores atletas do judô brasileiro. Durante o evento, ele ministrará uma palestra especial, compartilhando sua vasta experiência com os participantes.

O site Alô Esporte www.aloesporte.com.br aproveita para conversar e destacar a importância dessa sumidade do judô mundial, cuja trajetória inclui títulos de campeão paulista, campeão brasileiro, pan-americano e vice-campeão universitário em 1985, além de um profundo comprometimento com o desenvolvimento de talentos.

Conheça mais sobre Mário Tsutsui

Sobre o evento em Palmas, no dia 28 de setembro, qual será o foco principal da sua palestra?
“Será um grande prazer participar deste evento marcante que é o Campeonato Estadual de Judô do Tocantins. Minha palestra terá como foco o judô na formação de crianças, jovens e adultos, destacando, no aspecto competitivo, a importância dos treinamentos e da persistência.”

Conte-nos um pouco sobre sua amizade com Ton Pacheco (Ton do Judô)
“A minha amizade com o Ton é antiga. Ele chegou em São Caetano para estudar e treinar, e conseguiu realizar seu sonho tanto dentro quanto fora do tatame. Temos uma longa história juntos”

Qual a sua análise sobre o desempenho do Brasil nas Olimpíadas, especialmente no judô, que continua sendo uma das principais fontes de medalhas para o país?
“O judô foi novamente um dos pilares das conquistas do Brasil nas Olimpíadas de Paris, mais uma vez sendo o carro-chefe na obtenção de medalhas.”

Poderia compartilhar um pouco da sua trajetória no judô?
“Como dizia o mestre Chiaki Ishii, o primeiro medalhista olímpico brasileiro (bronze em Munique 1972): ‘Para falar de você, deixe que alguém fale de você.’ O Sensei Umakakeba, de quem aprendi muito, transmitiu muitos ensinamentos do Sensei Ishii. Conquistei alguns títulos, mas é essencial manter a humildade, algo que é muito zen. A influência dos Senseis orientais foi fundamental. O Ton, por exemplo, começou com o Sensei Shiozawa, que foi adversário do Sensei Ishii. São muitas histórias que se interligam.”