A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou nesta segunda-feira, 13, uma reunião com presidentes de federações esportivas do Estado do Tocantins. Este foi o primeiro encontro realizado em 2019 para discutir a promoção de ações e fomentar a aproximação das federações com o Governo do Tocantins. A ação foi realizada na sala de reuniões da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Objetivo
O objetivo da reunião foi apresentar as novas diretrizes de trabalho que serão desenvolvidas, além de promover diálogo com os representantes das federações para ouvir as principais demandas, dúvidas e questionamentos dos presidentes de cerca de 30 federações esportivas que compareceram ao encontro. Outras 11 federações não foram identificadas ou localizadas.
Superintendente
Para o superintendente de Esporte, Juventude e Lazer da Seduc, Robson Ferreira, a missão é incentivar a integração. “Queremos mostrar aos presidentes das federações esportivas qual o papel do Estado no desenvolvimento do esporte, onde podemos ajudar e empregar recursos, enquanto articulador e formulador de políticas para os 139 municípios”, destacou.
FTDE
Presidente da Federação Tocantinense de Desporto Escolar, Luís Cláudio Pereira dos Santos falou que foi importante a realização desta reunião, pois fomenta o diálogo entre Estado e federações. “É fundamental essa reunião envolvendo todos os presidentes de federações, pois mostra incentivo ao debate para traçarmos um planejamento de ações”, frisou.
Atletismo
Já o representante da Federação de Atletismo do Estado do Tocantins, Maurício Monteiro da Rocha, destacou que “é importante dar voz aos presidentes e, assim, unificar a construção de um planejamento que satisfaça a todos”, finalizou.
Pautas
Na reunião foram apresentadas e discutidas as novas diretrizes de trabalho da Superintendência de Esporte, Juventude e Lazer, além do Calendário Esportivo 2019/2020, e o levantamento de dados referente aos equipamentos esportivos das federações.
Robson Ferreira destacou que a missão é incentivar a integração
Maurício Monteiro da Rocha do atletismo destacou que é importante dar voz aos presidentes