Faltando apenas uma rodada para o término da primeira fase do Campeonato Brasileiro Série D, o Palmas, no Grupo A-2, e o Tocantinópolis, no Grupo A-4, têm grandes possibilidades de seguir na competição para a etapa do mata-mata. Das 68 equipes que começaram o Brasileiro, 13 já garantiram a classificação por antecipação, são os casos do Atlético Acreano (AC), Princesa do Solimões (AM), São Raimundo (PA), Altos (PI), Ceilândia (DF), Aparecidense (GO), Sete de Dourados (MS), Volta Redonda (RJ), Caldense (MG), São Bento (SP), J.Malucelli (PR), Linense (SP) e Ituano (SP). Já foram eliminadas até agora 14 equipes: Trem (AP), Baré (RR), Rio Branco (AC), Santos (AP), Icasa (CE), Guarani- (CE), Galícia (BA), Serra Talhada (PE), Sergipe (SE), Comercial-(MS), Araguaia (MT), Sinop (MT), Goianésia (GO) e Audax (SP). Ainda lutam para passar para a segunda fase mais 41 equipes que estão na briga pelas vagas restantes.
Tocantinenses
O Tocantinópolis enfrenta o Águia de Marabá, às 18 horas, no Estádio Ribeirão, em Tocantinópolis, no próximo domingo, em partida que fecha a sexta rodada do Grupo A-4. O TEC garante vaga com vitória. Empate pode eliminar o time tocantinense dependendo das combinações de resultados. Hoje ele lidera a chave com oito pontos junto do Águia, mas ganha no saldo de gols (2 x 0). Já o Palmas, com sete pontos, precisa vencer o São Francisco, em Santarém (PA) para chegar aos dez pontos e tentar entrar como segundo do Grupo A-2. A primeira vaga deve ficar com o Princesa do Solimões, que soma dez e pega o Baré (RR). O Princesa do Solimões já está classificado, seja primeiro ou segundo do grupo.
Se o campeonato tivesse terminado hoje, o Palmas, segundo colocado Grupo A-4 enfrentaria o Atlético Acreano, primeiro do Grupo A-1. E o Tocantinópolis enfrentaria o Náutico (RR), segundo colocado do Grupo A-3. Neste caso, o TEC faria o segundo jogo em seus domínios. Enquanto o Palmas decidiria a vaga fora de casa.
Blocos
Os 32 clubes classificados para a segunda fase serão divididos em dois blocos. Segundo o regulamento da CBF, no Bloco I ficarão as 16 equipes classificadas em primeiro lugar com melhores campanhas na primeira fase. Já no Bloco II, o líder de grupo com pior campanha entre os primeiros colocados na primeira fase se juntará aos 15 times classificados em segundo lugar com melhores campanhas entre eles. Em um complexo critério de cruzamento das equipes classificadas, a CBF tenta estabelecer confrontos regionalizados até as quartas de final, quando vão ser definidos os quatro times que ascenderão à Série C 2016.