Cadê Mucuim campeão estadual 2 vezes pelo TEC na Era Amadora do futebol Tocantinense
Com apenas 1,58 de altura, mas uma habilidade impressionante este pequeno grande homem, na sua época acostumava judiar de seus adversários, porque era ligeiro demais. Estamos falando do meia-atacante Moisés Gonçalves dos Santos, popularmente conhecido como Mucuim, temido tanto no futebol como no futsal Tocantinense.
Mucuim escreveu uma bela história defendendo as camisas brancas, calções verdes e meiões verdes, do popular Tocantinópolis (TEC), conhecido pelo apelido de Verdão do Norte, fundado no dia 1º de janeiro de 1989. Foi bicampeão na Era Amadora do Futebol Tocantinense nos anos de 1990 e 1991 pelo TEC. Por onde anda Mucuim. Cadê você? https://aloesporte.com.br/categoria/cade-voce/
Moisés Gonçalves dos Santos, é natural de Tocantinópolis. Nasceu no dia 27 de junho de 1962. Hoje está com 58 anos de idade. É casado com Ethy Lopes de Carvalho Santos. O casal tem os filhos Isabel Lopes de Carvalho Santos e Silas Lopes de Carvalho Santos. É servidor municipal e reside em Tocantinópolis.
Trajetória
Começou a jogar futebol em 1980, onde iniciou sua carreira pelo clube da terra natal, o Tocantinópolis Esporte Clube e, logo na inauguração do Estádio Gauchão, em Araguaína durante um Torneio que contava com quatro equipes: Vila Nova (GO), Tocantins de Imperatriz (MA), Araguaína e Tocantinópolis.
Durante sua carreira pelo Verdão do Norte ajudou o clube a conquistar os títulos de 1990 e 1991 da Era Amadora do Futebol no Tocantins.
No ano de 1990, o Tocantinópolis contratou vários de jogadores de clubes do futebol goiano e foi campeão do Estadual Amador. As finais só foram realizadas em 1991. Na primeira partida da decisão, contra o Alvorada, houve um empate sem gols no Estádio Lauro Assunção, em Tocantinópolis. No jogo decisivo, no Estádio Elias Natan, um novo empate em 0x0 levou a decisão para os pênaltis. O goleiro Célio Jabiraca que defendeu duas cobranças e garantiu o título invicto do Tocantinópolis.
Em 1991, ainda na fase amadora, o clube foi dividido para a disputa simultânea de duas competições. A equipe A, mesclada com jogadores locais e de outros clubes, foi montada para disputar o Campeonato Estadual Amador, terminando entre os quatro primeiros colocados. Já a equipe B era constituída por jogadores formados pelo Tocantinópolis e participou do campeonato regional amador, sagrando-se campeã invicta. https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantin%C3%B3polis_Esporte_Clube
Mas também teve sua contribuição defendendo a equipe de Darcinópolis que foi campeã Amadora de Futebol. Jogou também pelo Tocantins de Divekar e Seleção de Luzinópolis. Parou de jogar profissionalmente em 2004 no clube que o revelou, o TEC.
Também fez parte da seleção tocantinense que disputava jogos amistosos pelo Estado e esteve em campo contra a Seleção Brasileira de 1990, em Porto Nacional.
Futsal
Com a bola menor, também mostrou sua habilidade no futsal escrevendo seu nome no Estado após conquista títulos importantes pelo Lojão do Povo de Araguaína, que ainda disputou o Campeonato Brasileiro de Futsal, no ano de 1993, em Minas Gerais, e em 1995, em Curitiba, pelo Lojão do Povo e pelo Posto Itático de Araguaína. Foi ainda campeão Estadual pela Casa São Paulo de Palmas.
Bate-pronto
Mucuim destaca que o melhor time que viu jogando no futebol Tocantinense até hoje foi o time do Tocantinópolis de 1990, que tinha a seguinte escalação: Célio Jabiraca;, Raifran, Agel, e Denis; Assis, Zé filho, Rogério, Dico e Jorginho; Rui e Mucuin.
Também faz questão de destacar que o melhor jogador que viu atuando em terras tocantinenses foi o jogador Alencar (TEC).
Qual time que não gostava de jogar contra por ser mais complicado?
Ele achava ruim de jogar contra o Kaburé de Colinas
Qual o melhor juiz que viu apitando no futebol Tocantinense?
Mariano Soares (Araguaína)
Qual o melhor campo para jogar no Tocantins?
Mucuim acha que foi o Estádio Elias Natan, de Alvorada
Qual o pior campo para jogar?
Estádio Zizão de Miranorte
Perfil
Nome: Moisés Gonçalves dos Santos
Apelido: Mucuim
Nasceu: Tocantinópolis
Idade: 58 anos
Data: 27/06/1962
Ídolo no futebol: Dirceu Lopes
Time que jogou: profissional
Tocantinópolis Esporte clube
Amador
Tocantins de Divekar
Seleção de Luzinópolis
Seleção de Darcinópolis
Títulos
Campeão 90 e 91 pelo TEC
Campeão Amador pela seleção de Darcinópolis
Futsal
Campeão Estadual pelo Lojão do Povo em Araguaína
Campeão Estadual pela Casa São Paulo de Palmas