Professora Marisa Loffredo compartilha sua experiência durante Clínica de Handebol Escolar em Palmas 

0
119

No último final de semana, a renomada professora Marisa Loffredo, uma autoridade de destaque no Brasil, com vasto conhecimento na modalidade de Handebol, esteve presente em Palmas. Ela ministrou uma Clínica de Handebol Escolar na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. O evento ainda contou com a presença do Secretário dos Esportes e da Juventude do Governo do Tocantins, Elenil da Penha.

Além disso, o evento contou com a presença da melhor goleira várias vezes por todos os clubes que atuou e eleita a melhor do mundo, Chana Masson, que contribuiu para enriquecer ainda mais o evento. Chana Masson proferiu a palestra motivacional na sexta-feira, dia 20. E o trabalho prático, no dia 21, com atividades desenvolvidas para os goleiros.

A Clínica de Handebol Escolar foi organizada pelo projeto Sócio-Esportivo de Handebol, conhecido como Hand Max, e contou com o apoio essencial da Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE) e de outras entidades.

Conhecimento

Durante sua participação em Palmas, Marisa Loffredo procurou transmitir seu conhecimento aos atletas, professores, alunos e dirigentes, presentes na Clínica. Falou de sua trajetória no handebol onde atua em dois projetos da Confederação Brasileira da modalidade.

Ela ajuda nos projetos da CBHb, um deles é o PRONAHAND programa nacional da modalidade no Brasil, além de coordenar e supervisionar atividades do programa, que visa também, oferecer uma formação que vai além dos aspectos técnicos/táticos/estratégicos tão importantes dentro de quadra.

Destacou que no País existem três coordenadores em cada unidade federativa, e que no Tocantins a professora e presidente do Hand Max, Hidenildes Pinto Alves Leite ajuda no programa. Ressaltou ainda que atualmente é a vice-presidente da Federação paulista de Handebol.

Projeto

Marisa Loffredo, ajuda ainda em outro projeto que é o Comitê de Políticas para as Mulheres no Handebol (CPMHb), cujo objetivo é a implantação de políticas de inclusão e combate discriminação, violência, desigualdades e aos preconceitos contra as mulheres, além de promover uma maior participação feminina em todos os âmbitos e níveis do handebol nacional. Ela cita que este projeto faz parte nova gestão do atual presidente Felipe Rego Barros. No Tocantins, a coordenadora deste projeto nacional é Hidenildes Pinto Alves Leite.

43 anos

Marisa Loffredo destacou também que trabalha no handebol há 43 anos, com passagens como atleta, professora e treinadora. Na CBHb, atuou nas comissões técnicas das seleções nacionais, de 1994 a 2000 e de 2005 a 2008, passando pelo juvenil, júnior e adulto. Ministrou aulas no Ensino Médio de 1980 a 2008. Atua no Ensino Superior desde 2007.

Palmas

Sua vinda a Palmas foi um convite da presidente do Hand Max, Hidenildes Pinto Alves Leite, que durante conversas, ela sentiu a necessidade de que viesse ao Tocantins para conversar sobre handebol e levar informações aos profissionais e a importância de desenvolver tecnicamente a modalidade.

Falar sobre abertura de mais espaços nas escolas, lugares públicos e privados e até para repassar este conhecimento à população, atletas, e familiares visando mostrar que as crianças comecem a se interessar a praticar este esporte desde a pequena idade.

“Não adianta a gente iniciar a atividade esportiva na idade mais avançada porque só vão aqueles que tiveram oportunidade”, ressaltou.

Aqui no Tocantins, por exemplo, terá o projeto mini handebol que  a professora Hidenildes vai abrir um pólo na cidade com crianças de 5 a 10 anos para iniciar a praticar o handebol.

“O projeto será importante porque vai colaborar muito com as pessoas, seja na vida profissional, social, familiar, escolar, uma formação geral”.

Hidenildes Pinto Alves Leite fala e é observada por Chana Masson (E) e Marisa Loffredo

Agradecimentos

Marisa Loffredo aproveita para agradecer a professora e presidente do Hand Max, Hidenildes Pinto Alves Leite pelo trabalho maravilhoso que vem desempenhando no handebol do Tocantins e que é preciso apoio para dar continuidade. Também destacou o presidente da Liga Tocantinense de Handebol (LTHb), Jamil Ribeiro, que vem exercendo importante papel de propagar a modalidade no Estado do Tocantins.

FTDE
Lécio Guimarães ladeado pela professora Marisa Loffredo e Chana Masson (D)  

Lécio Guimarães

Quanto ao presidente da FTDE, Lécio Guimarães, a professora, disse ter a grata satisfação de primeiramente ter o conhecido e ver o dirigente com uma visão de gestão, organização do desporto para este nível.

Marissa destacou ainda que o estado tem excelentes profissionais bem assessorados, e cercado de pessoas de capacidade em cargos importantes e que podem fazer muito pelo desporto e ajudar o handebol como estão ajudando.

“Na minha visão é planejamento. Não deixar as coisas acabarem por si – aproveitar este pontapé inicial, este marco da nossa ida a Palmas e aproveitar as pessoas que estão a fim de colaborar e ajudar o desporto.

Hall da Fama

Marisa Loffredo teve seu nome em 2021 colocado no  Hall da Fama do Handebol Paulista. Ela é a recordista de títulos estaduais e nacionais de todos os tempos, mas não só os títulos fazem brilhar sua biografia. O handebol feminino deve muito a Marisa por todo tempo que contribuiu a Seleção Brasileira e por lapidar nossas maiores ícones. Convicto que o esporte acontece mais pelas pessoas físicas do que pelas instituições, Marisa me faz crer ainda mais nisso, pois por onde quer que esteja o handebol floresce.

Clínica de Handebol escolar em Palmas
Melhor goleira atualmente atuando na Itália e com grandes passagens pelos clubes pelo mundo,  Chana Masson abrilhantou o evento e foi recebida pelo presidente da FTDE, Lécio Guimarães – Fotos: Divulgação