

O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, acompanhado do ex-jogador Washington, o Coração Valente, que será o Embaixador do IX Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino, chegaram à capital tocantinense, Palmas, na manhã deste domingo (23).
O campeonato vale vaga para o Mundial Escolar de Futebol, a ser realizado na cidade de Rabat, no Marrocos, no período de 22 a 31 de julho de 2023.
Na chegada ao aeroporto de Palmas, o presidente Antônio Hora estava bastante empolgado com a movimentação das meninas.
“Quero ver estas meninas brilhando no Brasileiro e lembrando que vale vaga para o Mundial do Marrocos, em julho, e quero ver vocês lá”, destacou o presidente.
Já o Coração Valente, Washington, que está em Palmas pela primeira vez, estava muito feliz e disse que era um prazer estar na capital tocantinense para prestigiar o Brasileiro Escolar de Feminino, na condição de Embaixador do evento.
“É uma competição que dará oportunidade e alegria as meninas, e com certeza será um grande sucesso este Brasileiro aqui em palmas”, aposta o ex-jogador.
No futebol, Washington “Coração Valente marcou 411 gols, em uma carreira que durou 17 anos e pela qual escreveu seu nome na história do futebol nacional passando por vários clubes como Fluminense, São Paulo, Atlético Paranaense, Fenerbahçe (Turquia), Ponte Preta, Internacional, Caxias, Tokyo Verdy, Urawa Red Diamonds, Paraná e Seleção Brasileira (2001/2002).
Quem também chegou a Palmas neste domingo, foi o vice-presidente da CBDE, Robson Aguiar.

Participação
Em Palmas, a competição terá a participação de cerca de 500 alunos-atletas, de 26 estados e o Distrito Federal, num total de 28 equipes, que disputam o Brasileiro Escolar de Futebol Feminino, a partir desta segunda-feira (24), nas quatro linhas, até o próximo sábado (29). Já o Brasileiro Escolar Masculino, será disputado de 16 a 23 de maio de 2023, em Recife (PE).
Por ser sede da competição da CBDE, o Tocantins terá a participação de duas equipes, o Colégio Estadual São José (TO 1) e Colégio Estadual Guilherme Dourado (TO).
(Reinaldo Cisterna)