Tocantinense Siria Mendes é vice-campeã Brasileira no Caiaque Feminino Individual em Capitólio/Minas Gerais

0
74
Campeão olímpico Isaquias Queiroz
Campeão olímpico Isaquias Queiroz e portuense Síria Mendes

Ótima notícia chegando. É que a atleta portuense Síria Mendes, no último final de semana, na cidade mineira de Capitólio sagrou-se vice-campeã Brasileira no Caiaque Feminino Individual, na distância de 200 metros durante a disputa da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Controle Nacional 2023. A informação foi repassada pelo Idealizador e Coordenador do Projeto Remando para a Cidadania da Associação de Canoagem de Porto Nacional (ACPN), Wellignton Aires.

 

Com esse feito, a atleta da Associação de Canoagem de Porto Nacional ao chegar na segunda colocação, tornou-se a segunda mulher mais veloz da modalidade, ficando segundos atrás da veterana atleta olímpica, a paranaense Ana Vergutz (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Paula_Vergutz), vencedora da prova.

O evento teve por objetivo a formação do ranking nacional da categoria. A atleta faz parte do Alto Rendimento do Projeto Remando para a Cidadania, incentivado pela Prefeitura Municipal de Porto Nacional. “Estamos trabalhando para ver se conseguimos a vaga olímpica. Este é o nosso sonho”, comemorou Aires.

O Idealizador e Coordenador do projeto, conta que nos 200 metros, que é a prova mais rápida da Canoagem, a performance de Siria Mendes, chegando na cola primeira do ranking nacional, demonstra que a portuense tem tudo para brigar por uma vaga aos Jogos Olímpicos de Parais/2024.
“Estamos trabalhando para mudar esse cenário e ver nossa atleta com a vaga. Esse foi o inicio desse objetivo”, destacou o dirigente.

Na prova olímpica dos 500 metros, Síria Mendes ficou em quarto lugar devido a longa viagem até Capitólio, em Minas Gerais. Competiu sem descanso da viagem.
Aires revela que no próximo mês de maio, o desafio será em Curitiba (PR), em melhores condições para lutar.

“Infelizmente viajamos de ônibus. E não foi fácil, pois são mais de 1.500 km sentados. Ida e volta são 3 mil quilômetros. É o que nos ofereceram. Quem sabe agora com este resultado possamos na próxima viagem ir de avião o que facilitaria a atleta principalmente, a questão do descanso. Lutamos para isso”, finalizou Aires, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Porto Nacional.