Por onde anda Emiliano Lena que trabalhou no jornalismo esportivo do Globoesporte e Redesat

0
167

Por onde anda Emiliano Lena que trabalhou no jornalismo esportivo do Globoesporte e Redesat

Com passagens pelo Globo Esporte Tocantins – TV Anhanguera (2000 a 2004) e Redesat Tocantins/TV Cultura em Palmas (2004 a 2005), na área esportiva, por onde anda o jornalista Emiliano Lena? Vamos direto ao assunto. Lena mora em Palmas, é casado, tem dois filhos e desde 2010, até hoje, possui uma empresa de estruturas pré-moldadas de concreto, junto com sua família.

Jornalismo esportivo
Emiliano conta que quando tem a oportunidade de falar com amigos ou com quem quer que seja, sobre os anos que trabalhou com jornalismo esportivo, “encho o peito de orgulho. Foram anos muito felizes e, principalmente, de muito aprendizado. Tive oportunidade de fazer amigos, de conhecer lugares e de me afirmar como profissional. Mas eu acho que o melhor de tudo foi fazer o trabalho de jornalista na prática”, recorda.

No dia a dia seu interesse sempre foi conversar com as pessoas, ouvir suas histórias e reportá-las. Ele conta que a profissão e que o jornalismo esportivo não é feito só das estrelas locais ou do esporte profissional. Segundo ele, o esporte profissional exige sim uma atenção especial, pois é o meio de vida de muitos atletas, mas também existem muitas histórias para serem contadas que envolvem pessoas comuns que amam o esporte que praticam e fazem isso por pura satisfação.

18 anos
Emiliano disse que tinha 18 anos e era estudante do terceiro período de jornalismo quando passou no teste para trabalhar como estagiário na TV Anhanguera/TO, em Palmas. “Esse foi meu primeiro trabalho na área de comunicação. Comecei como produtor, uma função dentro da televisão que costuma ser a porta de entrada para estudantes ou profissionais recém formados”, explicou.

Durante o período de estágio, que não era voltado para o jornalismo esportivo, teve a oportunidade de mostrar para meu então chefe Rogério Silva – “por quem tenho muita gratidão, admiração e respeito -, minha paixão pelo esporte”, disse. Por isso, quando venceu o período de estágio acabou contratado como repórter esportivo.

Felicidade
Emiliano disse que foi um dos dias mais felizes que ele tem lembrança. Apesar do seu medo no começo e timidez em aparecer na TV, tinha o sonho desde criança de ser cronista esportivo. “Sou do tipo de pessoa que acompanha de karatê a remo; de futebol a natação – isso desde muito novinho. Adoro todos os esportes e tento entender um pouco das regras de cada um”, ressaltou.

Momentos inesquecíveis
Na TV anhanguera foram quatro anos e meio e vividos com muitos momentos curiosos e empolgantes por lá. Dentre tantos momentos, um dia que El recorda em detalhes, foi a partida decisiva da final do campeonato estadual de 2001, entre Tocantinópolis e Palmas no Estádio Lauro Assunção, em Tocantinópolis. O clima era de muita rivalidade entre as duas equipes naquela época e a cidade estava totalmente envolvida com a final. Aconteceu de tudo naquele dia… Antes do jogo começar um enxame de abelhas atacou a torcida e muitos tiveram que ser hospitalizados. Em campo o Palmas se sagrou campeão, mas depois do jogo aconteceu uma briga generalizada que envolveu torcedores, jogadores e dirigentes. Sobrou até pra gente da TV Anhanguera. A torcida do Tocantinópolis estava inconformada com a derrota e, como éramos de Palmas, viramos alvo também.

Emiliano Lena entrevista o super campeão de Kart Silvano Júnior – Fotos: Arquivo Pessoal

Outro momento marcante de sua passagem pela TV Anhanguera foi a série feita no Jalapão, em 2003. Ele e o companheiro de sempre de reportagens, o cinegrafista Franco Sehabra, um grande amigo até hoje. Emiliano lembra bem a dificuldade que foi convencer seu chefe Rogério Silva de liberar a viagem, pois nós, que éramos a única equipe de esportes da TV, teríamos que passar uma semana fora do ar. Ainda bem que conseguiu convencê-lo. “Navegamos em botes infláveis por lugares que não achei mais lindos até hoje em nenhum outro lugar. Tivemos a oportunidade de mostrar isso em primeira mão para os tocantinenses e depois para o mundo, pois algumas das imagens que registramos são exibidas até hoje nos telejornais da Rede Globo”, comemorou.

Redesat
Da Anhanguera saiu no final de 2004 e logo depois foi convidado por Darlan Andrade e Núbio Brito a integrar a equipe de esportes da Redesat/TV Cultura Tocantins. Era um desafio novo. Além de fazer reportagens, teve espaço como comentarista na bancada do programa “Esporte em Debate” ao lado de Gilmar Santos, Núbio Brito, Luiz Carlos Lula e Élcio Dias.

Segundo Emiliano, havia na RedeSat uma estrutura maior para o jornalismo esportivo. Um maior número de profissionais envolvidos, mais equipamentos e fazíamos transmissões ao vivo de eventos esportivos importantes. Sua passagem pela RedeSat foi importantíssima para o seu crescimento profissional, mas também marcou “meu” último trabalho com jornalismo esportivo.

Procurando novos desafios na vida, deixou a RedeSat no final de 2005 e investii em uma outra área do jornalismo: a assessoria de imprensa com a qual trabalhou até 2010. Teria muito que falar sobre esse período, mas essa é uma outra história… Desde 2010, até hoje, possui uma empresa de estruturas pré-moldadas de concreto, junto com sua família, em Palmas. “Nunca imaginei que fosse trabalhar na área de construção civil, mas a vida é assim! As oportunidades vão surgindo na nossa frente e temos o livre arbítrio de escolher o que fazer. Tenho um grande amor pelo jornalismo esportivo e pelos esportes de um modo geral, por isso não descarto a possibilidade de um dia voltar. O futuro é sempre uma incógnita”, finalizou.

Família
Casado com uma jornalista (Milena Botelho Azevedo), pai de dois filhos (Théo e Benício Lena) e quase um pioneiro em Palmas (moro aqui desde 1996). Gaúcho de nascimento (nasci em Itaqui – RS em 23/09/1981), mas Tocantinense de coração (morei em Gurupi – TO de 1984 a 1993, passei por Goiânia, de 1993 a 1996, mas retornei ao Tocantins).

Perfil
Nome: Emiliano Lena
Idade: 38 anos
Formação: Comunicação Social – Jornalismo (UNITINS 02/2003)
Experiência profissional:
*Produtor, repórter esportivo e apresentador do Globo Esporte Tocantins na TV Anhanguera em Palmas – TO (2000 a 2004)
*Produtor, repórter esportivo e apresentador na Redesat Tocantins/TV Cultura em Palmas – TO (2004 a 2005)
*Assessor de comunicação da Secretaria Estadual de Juventude do Tocantins (2005 a 2009)
*Assessor de comunicação na Assembléia Legislativa (2009)
*Experiência em assessoria de imprensa em campanhas políticas

www.aloesporte.com.br