Planejar políticas públicas é a meta do segmento esportivo

0
138


Planejar políticas públicas é a meta do segmento esportivo





  • Nielcem Fernandes


    Coordenador Geral de Mobilização do Ministério do Esporte, Alcides Jesus, profere palestra em preparação para a III Conferência Estadual do Esporte





  • Deputado José Geraldo (E), Ricardo Abalem e Alcides dos Anjos Leitão (Jesus) durante a abertura do evento





  • Participantes do encontro de preparação para a III Conferência Estadual do Esporte




  • Fotos: Nielcem Fernandes


    Reunião de preparação para a III Conferência Estadual do Esporte



Os esforços para a definição de uma política do esporte para os próximos 10 anos no País seguiram com a realização, nesta terça-feira, 9, do segundo e último dia de palestras e debates ocorridos no auditório da Secretaria Estadual do Esporte-Sespo. O encontro serviu de preparação para a III Conferência Estadual do Esporte, que irá aprovar o Plano Decenal do Esporte, suas diretrizes, bases e compromissos para o desenvolvimento do setor, a partir de agora até 5 de maio em três etapas: Não Eletivas Preparatórias e Livres; Eletivas Municipais e Regionais e a Estadual.


O coordenador Geral de Mobilizações do Ministério do Esporte, Alcides dos Anjos Leitão (Jesus), ministrou palestra para professores da área esportiva da rede municipal e estadual


de ensino de educação física, presidentes de federações esportivas e autoridades políticas.


Ele enumerou os passos já percorridos para a elaboração do plano mínimo de 10 anos, alertando para que o mesmo não tenha caráter assistencialista e corporativista, primando sempre pelo conteúdo de prática desde o esporte olímpico ao de lazer. Jesus avaliou a participação na palestra como bastante representativa. ?Tenho a impressão de que teremos aqui no Estado uma boa conferência. Vamos deslanchar?, disse. O coordenador irá apresentar o Plano Nacional de Mobilização da III Conferência Nacional do Esporte.


Para a coordenadora municipal de Educação Física de Palmas, professora Marilza Aparecida Teixeira, além da importância dada à conferência ela aproveitou para citar a Lei de Incentivo Fiscal ao esporte, de autoria do deputado estadual, José Geraldo (PTB), que se encontra em tramitação na Assembléia Legislativa. A expectativa é que ela entre em pauta de votação o mais rápido possível, pois há um entendimento entre os deputados da importância de sua aprovação.


O secretário de Juventude e Esporte de Palmas, Kairo Bernardo, que sugere a criação de uma federação em âmbito estadual de secretários municipais de esporte, observou que na conferência todos precisam ser ouvidos, sobretudo dos municípios mais distantes. Por sua vez, o secretário estadual do Esporte, Ricardo Abalem enfatizou que ?se não planejarmos uma política séria para o esporte, não chegaremos a lugar nenhum?. Defensor intransigente da lei estadual de incentivo ao esporte, ele defende também que a mesma seja aprovada nas Câmaras Municipais.


(Fonte:Gilberto Aquino/Ascom/Sespo)