Paraguai x Espanha – Força ofensiva ou força defensiva, quem leva a melhor?

0
137

Após passarem pelas oitavas-de-final Paraguai e Espanha se enfrentam neste sábado, às 15h30, no Estádio Ellis Park, em Johanesburgo, pelas quartas-de-finais da Copa do Mundo. Os paraguaios eliminaram o Japão nos pênaltis, já os espanhóis eliminaram Portugal po 1 a 0.


Esta é a quarta vez em que as duas seleções se enfrentam, e o retrospecto é bastante equilibrado. Além de um empate em 0 a 0 em um amistoso em 2002, houve dois encontros em Copas do Mundo: outra igualdade sem gols na França 1998 e uma vitória espanhola por 3 a 1 na Coreia do Sul/Japão 2002.


O fato curioso deste confronto é que as duas seleções foram marcadas por duas musas nesta Copa do Mundo. A jornalista Sara Carbonero (foto ao lado), namorada do goleiro Iker Casillas, costuma chamar a atenção na zona mista. Na derrota para a Suíça, ela chegou a ser acusada de ter tirado a atenção do jogador.


Do outro lado, estará a não menos bela paraguaia Larissa Riquelme (foto abaixo). Esta nem precisou ir à África do Sul para chamar a atenção. Assistindo aos jogos da seleção guarani por um telão, em Assunção, ela ganhou o mundo com um decote de cair o queixo.


Atenção e dúvida
A velocidade na movimentação da bola e a qualidade dos jogadores espanhóis são os dois aspectos para os quais o técnico do Paraguai, Gerardo Martino, pediu atenção redobrada aos seus comandados.


Os sul-americanos garantem que não jogarão na defesa e tentarão pressionar principalmente no meio de campo, para tentarem fechar os espaços onde Andrés Iniesta e Xavi Hernández podem fazer a diferença.


A dúvida fica por conta do meio-campista Aureliano Torres. Outra preocupação do selecionado alvirrubro é o cansaço, principalmente depois de o grupo precisar de uma prorrogação e da decisão por pênaltis para passar das oitavas.


Manter o retrospecto
A Espanha não perde para um selecionado sul-americano no Mundial desde 1986, mas, depois do susto contra a Suíça, que mandou pelos ares qualquer estatística, os espanhóis não confiam mais em nenhum número.


O técnico Vicente del Bosque conta com todos os titulares em plenas condições de jogo e não pensa em mudar o esquema tático nem os jogadores, que responderam bem nos duelos anteriores, principalmente na segunda etapa da partida das oitavas, em que o grupo recuperou o brilho e o seu perigoso toque de bola.


Os espanhóis contam com o atacante David Villa que está em ótima fase e é um dos artilheiros da competição, com quatro gols ao lado de Gonzalo Higuaín (Argentina) e Robert Vittek (Eslováquia).


Ficha Técnica


Paraguai x Espanha


Local: Estádio Ellis Park, em Johanesburgo, na África do Sul
Data: 03/06/2010 (sábado)
Horário: 15h30
Árbitro: Carlos Batres-GUA (Guatemala)


Paraguai
Villar; Bonet, Da Silva, Alcaraz e Morel Rodríguez; Vera, Riveros, Néstor Ortigoza e Edgar Benítez; Santa Cruz (Cardozo) e Lucas Barrios
Técnico: Gerardo Martino


Espanha
Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso, Xavi e Iniesta; Fernando Torres e David Villa.
Técnico: Vicente del Bosque


(Fonte:AFI)