Palmas x TEC vão decidir o Campeonato Tocantinense 2019. O Tocantinópolis empatou por 1 x 1 com o Força Jovem fora de casa e garantiu a vaga, pois havia vencido o jogo de ida por 1 x 0, no Estádio Ribeirão, na tarde desta quarta-feira, 12. Já no Estádio Nilton Santos, o Palmas derrotou o Interporto por 2 x 1, na noite desta quarta-feira, 12, e também se garantiu na decisão. Na partida de ida, o time ficou nos 2 x 2 em Porto Nacional. Por ter feito melhor campanha somando o hexagonal e as semifinais, o Palmas terminou com dez pontos contra oito do TEC e, por isso, fará o jogo decisivo no Estádio Nilton Santos. A FTF definirá as datas dos jogos finais amanhã.
O ônibus do Tocantinópolis teve um problema na bolsa de ar e, em razão disso, o elenco do TEC vai dormir na cidade de Combinado, e só amanhã cedo retornará para Tocantinópolis. Diante disso, o presidente do clube, Vagner Pereira Novais, disse que não tem como jogar no final de semana, mas sugerir ao Palmas e a FTF de fazer o jogo de ida na próxima terça-feira (18) ou quarta-feira (19). E se a FTF e o Palmas quiserem jogar a partida decisiva dia 22 (sábado) ou 23 (domingo).
Nilton Santos
O Palmas saiu em busca do gol e, logo aos 2 minutos, o meia Igor pegou de bateu pronto e a bola passou raspando o travessão do Interporto. Na primeira investida do time visitante, o Tigre foi ao ataque, e aos 3 minutos, o lateral-esquerdo Elson tentou cruzar na área e a bola pegou um efeito e encobriu o goleiro Matheus Santillo e abriu o placar para o Interporto. Depois o Palmas acordou na partida e não demorou muito chegou ao gol de empate aos 14 minutos. Após cobrança de escanteio por Elenilson o zagueiro Vítor Pio acabou cabeceando contra o seu patrimônio deixando tudo igual no Nilton Santos. Depois do gol o jogo ficou mais pegado, mas o Palmas ainda desperdiçou outras chances.
Gol do zagueiro/capitão
Já na etapa final, logo aos 7 minutos, após novo escanteio a favor do Palmas, o zagueiro Edson pegou um rebote dentro da pequena área e chutou no canto desempatando a partida e fazendo 2 x 1 para os donos da casa. Aos 25 minutos, o goleiro do Palmas, Matheus Santillo realizou um grande milagre ao defender a cabeçada quase certeira do atacante Kênia, após cruzamento de Thiago Bagagem mandando a bola par escanteio. O Interporto seguiu dominando a partida, mas sem conseguir criar chances reais de gol contra o Palmas. Aos 43 minutos, Marcel, do Palmas, recebeu de Leite e entrou na área, cortou o zagueiro e tocou no canto, mas a bola bateu na trave e saiu. Depois disso, o Interporto ainda lançou algumas bolas nas áreas, mas sem levar perigo. Este duelo de gigantes foi o de número 48 com o Palmas chegando a 21 vitórias contra 13 do Tigre e 14 empates. Este embate começou no dia 18 de setembro de 1997.
Tocantinópolis
O Tocantinópolis precisava do empate para ir à final. E foi o que conseguiu diante do Força Jovem, na tarde desta quarta-feira (12) no Estádio Leyvalmir Rodrigues, em Lavandeira, e se garantiu em mais uma final. A partida terminou 1 x 1. Filipinho fez o gol do TEC aos 13 minutos do primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, Wanderson marcou para os donos da casa. Apesar da pressão do Força Jovem em busca da vitória, o TEC soube se segurar e sair de campo com a classificação.
Ficha Técnica
Palmas: Matheus Santillo; Pablo, Edson, Guilherme Noé e Wesley Cabeludo; PC, Bruninho, Alan (Leite) e Igor (Marcel); Tozin (Michel) e Elenílson.
Técnico: Cássio Barros.
Interporto Márcio; Potengi (Deijair), Barros, Vitor Pio e Elson; Walter (Alef Diego), Edclecio, Tiago Bagagem e Werley (Robinho); Tony Love e Kênia.
Técnico: Carlos Magno.
Local: Estádio Nilton Santos
Gols: Elson, aos 3 minutos (Interporto; Vítor Pio (contra) (Palmas), aos 14 minutos do primeiro tempo e Edson, aos 7 do segundo tempo (Palmas).
Cartões amarelos: Deijair (Interporto); Marcel (Palmas)
Árbitro: Eduardo Fernandes (Palmas)
Assistente 1: Edilson Frazão (Palmas)
Assistente 2: Pedro Pereira (Miracema)
Quarto Árbitro: André Rocha (Palmas)
Renda:R$ 2.941,00
Público Pagante: 374 – Não pagante: 28 – Total: 402