
Nego Bala. Alô, galera. Ele está de volta. Estamos falando de Odalmir Lopes da Silva, o Nego Bala. Um dos principais atletas do Tocantins nos anos 2000 em diante ao lado de Deusimar Gomes e Eliésio Miranda – ele estava sumido, mas agora aos 41 anos resolveu retornar às corridas, na prova 16ª Corrida do Fogo, que será realizada no dia 1º de julho, em Palmas. Corpo de Bombeiros Militar abre inscrição para a 16ª Corrida do Fogo (www.to.gov.br)
“Jesus Cristo me tirou do fundo do poço. Estou de volta novamente. Graças ele estou bem agora”, ressaltou Nego Bala.

Nova chance na vida
Nego Bala faz questão de destacar “que foi Jesus Cristo” que lhe deu esta nova chance de viver e superar as dificuldades que enfrentou nos últimos anos, onde perdeu emprego, amigos, ficou malvisto até na própria família.
“Muita gente virou às costas para mim desde deputados e pessoas do bem que eu acreditava neles. Mas tudo no seu tempo estou dando a volta por cima e hoje pretendo recomeçar a vida correndo e também provar as pessoas que estou bem e que ainda posso contribuir no esporte” comentou.
Despejado, problemas…
Nego Bala disse que queria ser tratado como ser humano, mas os problemas vieram, falta de dinheiro, emprego, vivia num canto e outro sempre sendo despejado por não conseguir honrar os aluguéis. Caiu em depressão. Foi quando conheceu uma pessoa cristã que o orientou a buscar Jesus Cristo.
“Numa madrugada por volta das 2 horas da manhã fui e clamei a Deus pedindo a ele para me ajudar, pois sou um ser humano, tenho família, esposa, filhos e precisava ter um lar um emprego. Foi daí então que viu sua vida melhorar e as coisas voltar a dar certo”, explicou.
Filhos trabalhando
Dos cinco filhos pelo menos dois hoje já estão trabalhando e ajudando no sustento da casa e já tem a menina que também logo entrará no mercado de trabalho.
“Tudo que eu precisava encontrei no filho de Deus. Quero correr a Corrida do Fogo do Corpo de Bombeiros e dar meu testemunho que Jesus Cristo existe, basta confiarmos nas palavras dele”, comemorou. E faz questão de agradecer Marcelo da Construtora Fama, que sempre o acolheu e vem ajudando principalmente na questão de trabalho na construção civil.
Carreira de corredor
Natural da cidade de Pindorama, Região Oriental do Tocantins, a cerca de 200 km da Capital, e de uma população estimada em cerca de 5 mil habitante, Nego Bala disse que começou a correr porque queria conhecer São Paulo e disputar a São Silvestre. E como o Tocantins sempre levou atletas para esta competição no final do ano em São Paulo ele resolveu começar a treinar e correr. Sua primeira prova de São Silvestre foi em 1999. “Meu sonho foi realizado. Depois participei outras vezes da prova, mas aí atrás de conquistar boas colocações”, lembrou Nego Bala.
Conquistas
Segundo ele, como sempre estava disputando as primeiras colocações nas competições no Estado ou fora daqui, Nego Bala foi para São Paulo. E nos anos de 2004 e 2005 foi bicampeão dos Jogos Regionais da Região de Bauru.

Foi também medalha de ouro nos 5 mil e 10 mil metros.
Nego Bala também teve a honra de carregar a Tocha Olímpica, símbolo dos 15º Jogos Pan Americanos Rio 2007, no dia 18 de junho de 2007, no Palácio Araguaia, ao lado do então governador do Tocantins, Marcelo Miranda.
Bolsa Atleta Atleta
Nego Bala fez questão de voltar ao passado e relembrar que no ano de 2003, juntamente com Deusimar Gomes, Eliésio Miranda, Ilza Madalena e Sheila Cristina, foram beneficiados com a ajuda de R$ 250,00, do Bolsa Atleta da Secretaria Estadual do Esporte (SESPO) comandada na época, pelo secretário Jayme Lourenço.
Nome: Odalmir Lopes da Silva
Apelido: Nego Bala
Idade: 41 anos
Natural: Píndorama (TO)
Casado
Pai: de 5 filhos