
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira, a convocação de 278 atletas para os Jogos Rio 2016. O Tocantins celebra o primeiro atleta a conquistar vaga para uma Olimpíada.Trata-se de Ítalo Gomes Pereira Lima, natural de Palmas, e que defende a Associação Paralimpica de Campinas (APC). A divulgação aconteceu no recém-inaugurado Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP) e contou com a presença dos novos Embaixadores Paralímpicos, os atores Cleo Pires e Paulo Vilhena e o empresário José Victor Oliva.
Palmas
Italo Gomes Pereira Lima, que nasceu em Palmas, mudou-se bem cedo para Goiânia com a mãe. Logo que nasceu, precisou fazer uma cirurgia nos pés, que nasceram para dentro. Ainda na infância contraiu rubéola, e por conta disso sofreu má formação congênita nos membros inferiores. Desde então, já passou por cerca de oito cirurgias. A informação é do site Filhos da Pauta. Em razão disso, Ítalo se encontrou nas piscinas e logo em sua estreia nas competições conquistando duas pratas e um bronze no Circuito Regional, em Brasília.
Atualmente Ítalo mora em São Caetano do Sul, onde é acompanhado – em treinos diários que variam de 6 à 8h, que podem ser divididos entre academia e piscina – pela equipe técnica da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica.
Títulos
Apesar da pouca idade, ele já possui três recordes brasileiros na carreira até o momento – 100m livre (01:08:40), 100m costas (01:12:48) e 400m livre (05:05:90) -, e já disputou tantas competições que não sabe precisar ao certo sequer o número de medalhas, só sabe que somam mais de 150. Dentre as disputas mais significativas, ele destaca a Paralimpíada de Londres (2012), os Mundiais de 2013 e 2015 e o Parapan (2015), onde estreou com quatro medalhas – uma de ouro e três de prata. No cenário internacional, já disputou também do Open (na Alemanha) e o Parapan de Jovens (na Argentina).
Tocantinense
O colaborador do esporte Paralimpico no Estado, onde ajuda a organizar equipes para disputar campeonatos de Atletismo, e também colaborador no projeto Reviver Tocantins, nos Parajets,Raphael Cota Couto, disse que achou legal, o Ítalo conquistar a vaga. Segundo ele, o nadador conheceu o esporte em Goiânia, onde apareceu para o Brasil e se mudou para Campinas buscando melhor rendimento. “Ele é um cara que soube aproveitar as oportunidades. Sempre digo que temos vários talentos ocultos, esperando serem descobertos”, ressaltou, afirmando que Ítalo é a prova de que temos muita gente boa. Segundo Couto, torço para que ele consiga dar seu melhor nos jogos, assim o resultado é consequência. “Estarei no Rio em alguns dias dos jogos Paralimpicos, com o Pessoal do Reviver Tocantins, tomara que eu esteja no dia de sua prova”, finalizou ele que também é fisioterapeuta, e acompanha a equipe do Tocantins no nas Paralimpiadas Escolares desde 2013, acompanhei as equipes profissionais no Circuito Caixa de Atletismo Paralimpico em 2015 e 2016.