Nadador tocantinense é convocado para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

0
394
Italo gomes pereira
Nadador palmense Ítalo Gomes é uma celebridade na natação paralimpica brasileira – Divulgação

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira, a convocação de 278 atletas para os Jogos Rio 2016. O Tocantins celebra o primeiro atleta a conquistar vaga para uma Olimpíada.Trata-se de Ítalo Gomes Pereira Lima, natural de Palmas, e que defende a Associação Paralimpica de Campinas (APC). A divulgação aconteceu no recém-inaugurado Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP) e contou com a presença dos novos Embaixadores Paralímpicos, os atores Cleo Pires e Paulo Vilhena e o empresário José Victor Oliva.
Palmas
Italo Gomes Pereira Lima, que nasceu em Palmas, mudou-se bem cedo para Goiânia com a mãe. Logo que nasceu, precisou fazer uma cirurgia nos pés, que nasceram para dentro. Ainda na infância contraiu rubéola, e por conta disso sofreu má formação congênita nos membros inferiores. Desde então, já passou por cerca de oito cirurgias. A informação é do site Filhos da Pauta. Em razão disso, Ítalo se encontrou nas piscinas e logo em sua estreia nas competições conquistando duas pratas e um bronze no Circuito Regional, em Brasília.
Atualmente Ítalo mora em São Caetano do Sul, onde é acompanhado – em treinos diários que variam de 6 à 8h, que podem ser divididos entre academia e piscina – pela equipe técnica da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica.
Títulos
Apesar da pouca idade, ele já possui três recordes brasileiros na carreira até o momento – 100m livre (01:08:40), 100m costas (01:12:48) e 400m livre (05:05:90) -, e já disputou tantas competições que não sabe precisar ao certo sequer o número de medalhas, só sabe que somam mais de 150. Dentre as disputas mais significativas, ele destaca a Paralimpíada de Londres (2012), os Mundiais de 2013 e 2015 e o Parapan (2015), onde estreou com quatro medalhas – uma de ouro e três de prata. No cenário internacional, já disputou também do Open (na Alemanha) e o Parapan de Jovens (na Argentina).

Tocantinense
O colaborador do esporte Paralimpico no Estado, onde ajuda a organizar equipes para disputar campeonatos de Atletismo, e também colaborador no projeto Reviver Tocantins, nos Parajets,Raphael Cota Couto, disse que achou legal, o Ítalo conquistar a vaga. Segundo ele, o nadador conheceu o esporte em Goiânia, onde apareceu para o Brasil e se mudou para Campinas buscando melhor rendimento. “Ele é um cara que soube aproveitar as oportunidades. Sempre digo que temos vários talentos ocultos, esperando serem descobertos”, ressaltou, afirmando que Ítalo é a prova de que temos muita gente boa. Segundo Couto, torço para que ele consiga dar seu melhor nos jogos, assim o resultado é consequência. “Estarei no Rio em alguns dias dos jogos Paralimpicos, com o Pessoal do Reviver Tocantins, tomara que eu esteja no dia de sua prova”, finalizou ele que também é fisioterapeuta, e acompanha a equipe do Tocantins no nas Paralimpiadas Escolares desde 2013, acompanhei as equipes profissionais no Circuito Caixa de Atletismo Paralimpico em 2015 e 2016.

Italo Gomes Pereira Lima of Brazil competes in the Men's 100meters freestyle final at Ibirapuera Sports Complex during day two of the Caixa Loterias 2015 Paralympics Athletics and Swimming Open Championships on April 24, 2015 in Sao Paulo, Brazil.