Com as presenças do ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, o governador Marcelo Miranda (PMDB), o vice-governador Paulo Sidney (PPS) o Secretário Estadual do Esporte, Palmeri Bezerra (PMDB), o ex-presidente do Vasco, e várias autoridades, além de desportistas e a imprensa, o prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT), inaugurou ontem pela manhã, o Centro de Treinamento de futebol do Estado do Tocantins -, denominado Dr.Eurico Miranda.
Mas antes da inauguração, a comitiva capitaneada pelo prefeito Paulo Mourão, entre outras autoridades, visitaram o Centro Olímpico de Porto Nacional. Por lá deram pontapé inicial a uma partida de futebol intercolegial. Depois passaram por uma quadra esportiva e até ensaiaram algumas jogadas com as meninas do vôlei e, em seguida, deram uma passadinha também pelas piscinas do local.
Praças
Saindo do Centro Olímpico, a caravana se dirigiu para a avenida Itumbiara, localizada em frente à Estação Rodoviária Brito Miranda, que também foi inaugurada em homenagem ao prefeito de Itumbiara, José Gomes, que esteve presente no evento. Em seguida, a comitiva visitou as praças de esportes e inauguraram a Praça de Esporte Professor José Roberto da Silva, no setor Porto Imperial, e a Praça de Esporte Hernane Thomaz de Souza Maya, no setor Novo Horizonte.
Descerramento
Já na entrada do Centro de Treinamento foi realizado o descerramento da fita e placa inaugural, com a presença do homenageado Eurico Miranda, Marcelo Miranda, Paulo Mourão e Orlando Silva Júnior. Após este ato, todos os presentes visitaram as instalações do CT e ainda participaram de um pontapé inicial no Torneio de futebol ?Senador Leomar Quintanilha?, onde jogaram a Seleção Tocantinense de Master x Seleção Portuense de Master, com vitória do portuenses por 4 x 1.
Gramado
No próprio gramado Eurico Miranda e as autoridades concederam entrevista coletiva à imprensa. Eurico disse que o fato de o prefeito Paulo Mourão ter lembrando dele em vida, valeu mais do que todos os títulos que ele ganhou quando dirigia o Vasco da Gama. ??Eu recebi nessa minha vida longa, principalmente no meio esportivo, muitas homenagens, mas esta me tocou profundamente e me honrou muito porque tem uma ligação muito sentimental comigo e com toda a minha trajetória?, acrescentou ainda ? não me surpreendo que num País como esse tenha gente dessa estirpe de Paulo Mourão, que estão vivendo para servir. Esta foi a maior homenagem que já recebi em toda a minha vida?, declarou emocionado o ex-presidente vascaíno. Paulo Mourão explicou também os motivos que o levaram a homenagear Eurico Miranda. Segundo ele, após conhecer o projeto do Colégio Vasco da Gama, implantado por Eurico no Vasco, que atendia mais de 500 jovens e crianças com atividades esportivas e educação de primeiro e segundo graus, foi que resolveu fazer algo parecido em Porto Nacional e assim homenagear Eurico Miranda.
CT
O Centro de Treinamento Dr. Eurico Miranda conta com quatro blocos, sendo um administrativo e três alojamentos, sendo dois alojamentos para atender os atletas da equipe profissional e um alojamento para atender as categorias de base, totalizando 20 apartamentos para atender até 60 atletas. O Centro conta com um campo de futebol gramado de 90 x 60 metros, recepção, academia, sala de fisioterapia, sala médica, refeitório, cozinha industrial, lavanderia, vestiário para atender 24 atletas de uma só vez, salas administrativas para atendimento da categoria de base e profissional.O Centro de Treinamento tem uma área construída de 980 m2. (Com informações da Assessoria de Imprensa de Porto Nacional)
Saiba mais
O ministro Orlando Silva recebeu o título do cidadão portuense, projeto de autoria do vereador Osmar Medrado (PMDB) e a comenda Dr. Francisco Aires da Silva, entregue pelo prefeito Paulo Mourão. O ministro e comendador Orlando Silva agradeceu a homenagem, ressaltando que fez questão de vir a Porto Nacional. ?Não poderia deixar de vir aqui antes do meu querido amigo Paulo Mourão deixar a Prefeitura sem dar aqui o meu testemunho da competência, seriedade e compromisso que ele tem com a cidade de Porto Nacional.O Ministro destacou também que o Ministério do Esporte destinou R$ 2,3 milhões para investimentos no esporte de Porto Nacional entre 2003 e 2008.