A Mídia nacional vem destacando nos últimos dias, o jogador Clayton Sampaio revelado no Embuguçuano. O presidente do Embuguaçuano, Paulo Dantas, confirmou a venda do zagueiro Clayton Sampaio, revelado pelo clube e levado por ele ao Santos FC.
Recentemente, Clayton trocou o futebol português pelo Internacional-RS, em uma negociação na qual o time gaúcho pagou mais de 7 milhões de reais ao clube português. O zagueiro fez sua estreia pelo Colorado no Campeonato Brasileiro da Série A, marcando um novo capítulo em sua carreira.
De acordo com a negociação, o Internacional pagará 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 7,3 milhões) ao AVS por 80% dos direitos do zagueiro Clayton Sampaio. A transação foi conduzida pela empresa WebSoccer, que também recebeu contatos de clubes da Turquia e da Inglaterra interessados no atleta. Clayton, que tinha contrato com a equipe portuguesa até junho de 2027, optou por seguir para o Colorado, onde já fez sua estreia no Campeonato Brasileiro da Série A.
Paulo Dantas
Segundo Paulo Dantas, Clayton Sampaio foi um dos talentos descobertos por ele, que o levou para o Santos que o mesmo tinha sido reprovado pelo Santos anteriormente. Ele afirma ter toda a documentação comprovando que o jogador iniciou sua trajetória no Embuguaçuano e que possuía contrato com o clube.
Paulo Dantas também revelou e ressaltando que o mesmo atleta tendo sido dispensado pelo Santos posteriormente, o clube paulista ficou com o crédito da revelação. “Ninguém vai apagar minha história. Sou um dos maiores reveladores de talentos desta região de São Paulo. O Clayton Sampaio foi revelado pelo Projeto Nave na época o diretor de base o Luiz Fernando quem o levou ao clube. Já entrei em contato com o Santos, Clayton Sampaio chegou a disputar a Copinha pelo Santos.
Mecanismo solidariedade
Vale mencionar que, no início dos anos 2000, a FIFA instituiu o mecanismo de solidariedade, um dispositivo criado para compensar financeiramente os clubes formadores dos atletas. O valor é pago em transações internacionais, correspondendo a 5% da negociação. Antes de chegar ao Internacional, Clayton Sampaio estava jogando no futebol português.
“Essa transferência vai trazer visibilidade para o Embuguaçuano. Financeiramente, o retorno será pequeno, mas o sucesso do Clayton Sampaio começou aqui comigo”, disse Paulo Dantas.
No currículo de Clayton Sampaio, consta sua formação nas categorias de base do Santos, com passagens pelo São Bernardo antes de seguir para Portugal, em 2019. Na Europa, jogou por clubes como Famalicão, Felgueiras, Real e Nacional da Madeira. Na última temporada, destacou-se pelo AVS SAD, onde foi titular em 41 partidas e ajudou o time a conquistar o acesso à primeira divisão, despertando o interesse do Internacional.
Atleta na Áustria
Outro jogador revelado pelo Embuguaçuano de Colmeia, mas no Tocantins, é Pablo Henrique (foto), que há quatro anos atua no futebol austríaco. Assim com vários outros talentos estão espalhados pelo futebol brasileiro e no exterior.
Tocantins
Em 2017, o empresário Paulo Dantas decidiu investir no futebol tocantinense, criando o Embuguaçuano Colméia. Aonde time fez história ao conquistar o Campeonato Estadual Amador e disputar a Segunda Divisão, além de várias competições de base no estado.