As estrelas e os atletas de renome nacional confirmaram o favoritismo e faturaram as provas do evento de comemoração do 7º Aniversário do Lago de Palmas. No triatlhon feminino, Mariana Ohta, 39ª colocada nas Olimpíadas de Pequim, na China, dominou a prova de ponta a ponta e venceu com facilidade.
Ela completou o percurso de 1,5 quilômetros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e os 10 quilômetros de corrida em 2 horas e 15 minutos e 56 segundos. A segundo colocada, Aglaé Menezes, chegou mais de 15 minutos depois de Mariana. Na natação, a atleta olímpica já mostrava que deveria confirmar a vitória. Entre as mulheres, ela saiu em primeiro em busca da bicicleta, com larga vantagem. Além disso, Mariana iniciou a sessão de ciclismo junto com o terceiro colocado dos homens. O detalhe é que os homens largaram cerca de três minutos antes.
No restante da prova, Mariana seguiu em um bom ritmo até chegar na linha de chegada. Logo após a vitória, ela afirmou que tentou manter um equilíbrio durante a disputa, para evitar qualquer problema físico. O evento de ontem faz parte dos preparativos da triatleta para participação do meio Ironman em Santa Catarina daqui a duas semanas.
Sobre a natação, sua maior dificuldade na Olimpíada de Pequim, ela ressaltou que, em Palmas, conseguiu fazer uma boa arrancada e ter um ótimo desempenho. Porém, admitiu que uma largada de Olimpíada é bem diferente e muito mais difícil. Mariana elogiou a estrutura do evento, a organização da Investco e a cidade de Palmas.
Cuatrin
Na categoria K 1 Olímpico, o Sebastian Cuatrin, dono de 11 medalhas pan-americanos, não teve dificuldades para vencer a prova de 15 quilômetros. Ele completou o percurso em 1 hora, 13 minutos e 31 segundos. No final, o canoísta disse que a prova foi muito difícil fisicamente e destacou que o calor complicou bastante a disputa. Ela enfrentou um pequeno problema na canoa, mas conseguiu chegar mais de três minutos à frente do segundo colocado.
O vencedor triatlhon masculino foi Santiago Ascenso, do Goiás. Ele completou a prova em 2 horas, cinco minutos e 50 segundos. O vencedor, que teve uma vantagem de cinco minutos em relação ao segundo colocado, e falou do forte calor de Palmas. Esta é terceira participação dele no evento de aniversário do Lago de Palmas e com a terceira vitória.
A prova de canoagem contou com cerca de 80 competidores, divididos em quatro categorias. Já o triathlon, com feminino e masculino juntos, teve mais de 150 pessoas. A realização foi uma promoção da Investco, administradora da Usina de Lajeado.
Principais provas
Triathlon Masculino
1º Santiago Ascenso (GO)
2º Rafael Brandão Souza (GO)
3° Francisco Filemon (GO)
Triathlon Feminino
1ª Mariana Ohata (DF)
2ª Aglae Menezes (DF)
3ª Taty Porto (DF)
K1 Olímpico
1º Sebastian Cuatrin
2º Flávio Júnior Nunes Silva
3º Deivedy da Graça Dias
Enduro a Pé
1º Ministério Público Estadual
2º Agência de Fomento
3º Educação Física
4º Emel Construtora LTDA
Equipe mais perdida -Senai
(Fonte:Jornal do Tocantins)