Pela primeira vez Palmas recebeu uma etapa do maior circuito de corrida para crianças do Brasil.
A cidade de Palmas recebeu na manhã deste domingo, dia 16, a primeira de três novas etapas do Circuito CAIXA de Maratoninha. A competição aconteceu na Praça dos Girassóis e reuniu cerca de 1.200 atletas-mirins. O ex-atleta Edson Luciano Ribeiro, medalha de bronze e prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta e Sydney, foi o padrinho da prova.
?A Maratoninha tem como objetivo divulgar o atletismo pelo Brasil. É muito importante apresentar novas modalidades para crianças nesta faixa etária. Não tive esta mesma oportunidade e só fui descoberto aos 20 anos de idade. Hoje, estes jovens tem a chance de conhecer o atletismo mais cedo e eventos como a Maratoninha servem também para mostrar a força do esporte. Através de atividades como essa podem surgir nomes que vão despontar não só no atletismo, mas no vôlei, futebol, ginástica?, afirmou Edson Luciano Ribeiro.
Foram 40 baterias com uma média de 30 crianças por prova entre meninos e meninas organizados de acordo com a faixa etária (7 a 9, 10 e 11, 12 e 13 anos). Cada vencedor ganhou uma bicicleta e todos os participantes receberam medalha, camiseta, lanche e um Poupançudo, mascote da Poupança da CAIXA.
O primeiro vencedor do dia foi o jovem Yzhak de Paiva Lira Reis, de 8 anos. Entre as meninas, a primeira ganhadora foi Beatriz Martins, de 9 anos. ?Nunca pensei que poderia ganhar uma bicicleta assim. Estou muito, muito feliz?, ressaltou a atleta-mirim.
MARATONINHA ? O sucesso da temporada 2008 ? que reuniu cerca de 25mil participantes em 16 etapas ? levou a CAIXA a incluir outras três cidades no calendário. São elas: Palmas (TO), São José do Rio Preto (SP) e Joinville, em Santa Catarina.
O Circuito CAIXA de Maratoninha começou no dia 2 de março em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e antes de chegar em Palmas passou por outras 13 capitais, além de cidades pólo como Uberlândia (MG), Campinas (SP) e o Distrito Federal.
O objetivo da Maratoninha é promover a cidadania, estimular a prática do esporte, revelar novos talentos e promover a inclusão social de crianças e jovens de menor renda por meio da difusão da prática do atletismo. Aproximadamente 1.200 vagas serão destinadas a competidores oriundos de projetos sociais. Estas crianças disputam a Maratoninha sem ônus. As demais vagas são abertas ao público.
O Circuito CAIXA de Maratoninha tem o patrocínio da CAIXA, com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas. O evento é uma realização da FJ Sports.
POUPANÇUDOS ? A Maratoninha é apresentada pelos Os Poupançudos, oito personagens divertidos e coloridos, que representam a poupança da CAIXA. Todas as crianças que competem recebem um kit da competição contendo camiseta e boné, além de medalha e um cofrinho do Poupançudo.
PATROCINIO ? A CAIXA patrocina a Confederação Brasileira de Atletismo desde 2001, com o objetivo de promover o aprimoramento técnico das seleções brasileiras, por meio de programas de preparação para atletas e treinadores. O investimento inicial de R$1,5 milhão, em 2001, chegou a R$12 milhões, em 2008. Paralelamente ao patrocínio à Confederação Brasileira de Atletismo, a CAIXA apóia nove programas relacionados ao esporte.
(Fonte:Caixa)