O presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Leomar Quintanilha, selecionou profissionais capacitados para coordenar e participar do Projeto Capacitação CBF Transforma.
Luiz Eduardo Catapan (Categoria de Base), Rodrigo Dias Macêdo (Preparação Física) e Hayanne Martins de Araújo (Futebol Feminino) foram nomeados como coordenadores responsáveis por conduzir o projeto em suas respectivas áreas.
Eles serão encarregados de liderar as atividades e de convocar pessoas ligados ao futebol, sejam eles dos clubes, escolinhas, tanto no nível profissional quanto amador, para participar dos eventos.
Luiz Eduardo Catapan coordenará o curso da Categoria de Base, convocando professores de escolinhas, futebol profissional e amador para inscreverem-se e participarem ativamente.
Da mesma forma, Rodrigo Dias Macêdo liderará a área de Preparação Física, atraindo profissionais tanto dos clubes profissionais quanto amadores, bem como da área da educação física, para participarem do curso.
Por outro lado, no âmbito do futebol feminino, Hayanne Martins de Araújo será responsável por conduzir o curso, visando atrair todos os treinadores e treinadoras espalhados pelo Tocantins, contribuindo assim para o desenvolvimento do futebol feminino na região. É importante destacar que os cursos e materiais serão integralmente bancados pela CBF, sem custos para os participantes.
“Gostaria de parabenizar a CBF, em nome do seu presidente, Ednaldo Rodrigues, por essa iniciativa brilhante que certamente trará grandes benefícios para nossa FTF. Confirmamos, portanto, nosso interesse em participar deste projeto com os profissionais indicados pela FTF”, destacou o presidente da FTF, Leomar Quintanilha.
O Projeto
A CBF lançou no final do ano passado o Programa CBF Transforma, que financia iniciativas para o desenvolvimento do futebol brasileiro em parceria com as federações estaduais e os clubes. Esta iniciativa segue exemplos e iniciativas lançadas pela FIFA (FIFA Forward) e pela CONMEBOL (Evolução). O programa investirá R$ 200 milhões nos próximos 3 anos. Parte deste montante foi obtido com a venda de duas aeronaves da CBF, transação realizada pela atual gestão.
Os investimentos no futebol feminino também fazem parte da intenção da CBF de sediar a Copa do Mundo feminina de 2027. O Brasil é um dos candidatos para receber o torneio.
Com a nova plataforma, as 27 federações espalhadas pelo país poderão se beneficiar de programas e fundos da FIFA, CONMEBOL e da própria CBF.
O CBF Transforma nasce com a missão de promover o crescimento sustentável do futebol em quatro grandes áreas:
1) “Transforma o JOGO”, com investimentos em competições, na formação de atletas, treinadores e árbitros e na proteção da integridade do esporte;
2) “Transforma o ESPETÁCULO”, por meio do aprimoramento da infraestrutura de estádios;
3) “Transforma a ORGANIZAÇÃO”, com incentivos para a capacitação de pessoal e evolução das práticas de gestão; e
4). “Transforma a SOCIEDADE”, por meio de projetos de incentivo ao futebol amador, iniciativas de impacto sócio-educacional e relacionadas à proteção dos direitos humanos.