Kartódromo recebe simulação de corrida da 1ª Copa Yano Batom de Kart
Contagem regressiva. Faltam exatos 19 dias para a 1ª Copa Yano Batom de Kart, que será disputada no dia 17 de agosto, no Kartódromo Rubens Barrichello, em Palmas. Mas o domingo (27) foi dia de simulação de prova e conhecer mais sobre a pista, regulamento e muita orientação dos Comissários da Federação de Automobilismo do Tocantins. (FAT), que contou com as presenças de Lademir Marcante,Fábio Monteiro, Mayco Duarte e Marco Antônio.
Simulação
A movimentação grande na pista indicava que estava acontecendo prova no Kartódromo. Mas a intenção geral da organização por parte da federação era justamente isso. Mostrar para as mulheres que vão disputar a 1ª Copa Yano Batom de Kart, que não é só entrar na pista e pilotar o carro, mas sim tudo que cerca o evento.
Os comissários se reuniram com pelo menos nove pilotas que estiveram presentes na simulação e fizeram as orientações fora da pista e muita conversa orientando cada participante o uso das bandeiras que é fundamental para que todas as regras sejam cumpridas na prova, além dos equipamentos de segurança.
Durante a simulação os Comissários orientaram as largadas, o uso do Parque Fechado e tudo sobre a competição. Enquanto não chega o grande dia 17 de agosto, as mulheres seguirão nos próximos dias os treinos intensivos à espera da corrida.
Estadual
Além da prova especial feminina, dia 17 de agosto, a partir das 14 horas, estarão na pista os pilotos das categorias: Cadete, Força Livre, F-400, Novatos, Graduados e F-125. A Copa terá o Hospital de Olhos Yano como sua principal patrocinadora.
CBN Tocantins Esportes
No último sábado durante entrevista no CBN Tocantins Esportes, uma das organizadoras da competição, Swellen Yano, disse que esta prova será apenas o pontapé inicial, pois até o final do ano serão disputadas outras três etapas até dezembro. “E não vamos parar por aí, nossa intenção é que no próximo ano, 2020, as mulheres do Tocantins possam participar pela primeira vez do Brasileiro de kart Feminino. Estamos nos preparando para isso. Aguardem”, finalizou ela.
www.aloesporte.com.br.br
O que significa cada bandeira
Bandeira amarela (CUIDADO): Essa bandeira indica que há algum perigo na pista, seja por que a pista está total ou parcialmente obstruída por alguma ocorrência. Ela sempre será agitada no local do acidente, e também alguns metros antes e à frente, possibilitando aos pilotos diminuírem a velocidade a tempo de não colidirem com os karts parados e com os fiscais de pista que o estão auxiliando. Nos trechos sinalizados por bandeiras amarelas é proibida a ultrapassagem, e quando algum piloto realiza alguma ultrapassagem sob bandeira amarela ou melhora o seu tempo naquele setor, ele é punido com uma parada obrigatória no boxe.
Bandeira azul: Essa bandeira não é agitada, e sim postada na pista. Ela significa que um kart mais rápido está se aproximando e portanto o piloto deve olhar para os lados e identificar os karts mais velozes que se aproximam e mantendo-se na parte mais lenta da pista dar passagem imediata.
Bandeira vermelha: Quando essa bandeira é agitada pelos fiscais de pista em todo o circuito, a corrida ou o treino é interrompido imediatamente. Ela é usada na maioria das vezes quando vários karts queimaram a largada ou quando há um acidente envolvendo muitos karts e há obstrução da pista. Ela também é muito usada em caso de condições climáticas que impossibilite a continuação da corrida. Quando mostrada, os pilotos não podem realizar nenhuma ultrapassagens em toda a extensão do circuito e devem se dirigir em baixa velocidade para o boxe, onde permaneceram até as instruções do Diretor de Prova para uma nova largada. A corrida ou treino só é retomado quando o problema que originou a bandeira vermelha for solucionado.
Bandeira preta e vermelha (parada obrigatória no boxe): sempre mostrada acompanhada do número do kart, nas imediações da torre de controle. Ela é aplicada, na maioria das vezes, quando o Diretor de Prova nota alguma irregularidade com o kart, que precisa ser trocado no boxe. Ela também é mostrada quando o piloto está guiando o kart de maneira perigosa para ele mesmo e para os outros participantes da bateria. As razões mais comuns são: dirigir perigosamente, jogar o kart contra outro e realizar ultrapassagens tentando jogar o piloto da frente para fora da pista, ganhando a posição ilegalmente. A não obediência a essa bandeira e à consequente parada no boxe pode levar à desclassificação do piloto.
Bandeira branca e preta: Essa bandeira é mostrada quando um piloto tem alguma conduta antiesportiva, ela sempre vem acompanhada do número do kart que está sendo advertido. Ela pode ser aplicada, por exemplo, nas seguintes situações: quando um piloto está fechando um adversário várias vezes, ou fazendo zigue-zagues na pista, fazendo gestos ofensivos para fiscais de pista, tentando acelerar mais o kart colocando a mão no motor e puxando o cabo do acelerador ou mesmo batendo propositalmente na traseira do piloto que está à frente nos pontos de frenagem no intuito de colocá-lo para fora da pista. Quando um piloto é advertido duas vezes no treino ou na corrida ele pode ser desclassificado da corrida.
Bandeira preta (desclassificação): Essa bandeira é mostrada sempre acompanhada do número do kart, e desclassifica o piloto, que deverá imediatamente dirigir-se aos boxes e abandonar o treino ou a corrida. A bandeira é utilizada quando o piloto já foi advertido e continua pilotando de maneira perigosa. A decisão da desclassificação do piloto é uma prerrogativa do Diretor de Prova sempre que este considerar que um piloto esteja agindo fora das condições de segurança e não está vinculada a advertências anteriores.
Bandeira branca (última volta): mostrada quando o piloto está prestes a abrir a ultima volta, indicando a última volta da corrida ou do treino.
Bandeira quadriculada (fim de treino/fim de corrida): É a bandeira que todo piloto sonha em ver primeiro do que todos os outros, ela é agitada inicialmente para o líder e depois para os pilotos, indica que a sessão de treino ou corrida terminou. Após a bandeirada, todos os pilotos devem diminuir a velocidade e se dirigir aos boxes.
(Com informações do https://uaiformulakart.wordpress.com/como-iniciar-no-kart-primeiros-passos/bandeiras/