A atleta Iane Almeida da equipe Judô Guerra/Sesi é a grande campeã dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais – JIF. A medalha de ouro foi conquistada na cidade mineira de Poços de Caldas que sedia a etapa nacional dos jogos que reúnem alunos/atletas dos Institutos Federais de todo o país. Segundo a judoca, o desafio não foi fácil, mas a rotina de treinos e a medalha de ouro na etapa regional, disputada em Belém do Pará, deram um fôlego a mais.
Iane Almeida, de apenas 15 anos, representou o Instituto Federal do Tocantins – IFTO, onde cursa o ensino médio integrado com o curso de Controle Ambiental. Ela lutou na categoria sub 18, para atletas com até 63 quilos.
Segundo ela, cada disputa era como se fosse uma final, ainda mais lutando na casa da adversária. “Fiz a primeira luta contra o Ceará ganhei de Ippon. A segunda foi contra a dona da casa, atleta de Minas Gerais, e também ganhei de Ippon. Já a final foi contra o Espírito Santo, luta muito difícil e a torcida a favor dela, mas ganhei por três shido”, explicou.
Na disputa por equipes, representando a Região Norte, a judoca também trouxe uma medalha. “Ganhamos a primeira luta da Região Centro-Oeste, acabamos perdendo a segunda para a Região Sudeste, na terceira vencemos a Região Nordeste e na quarta luta derrotamos a Região Sul. No somatório ficamos em segundo lugar com a medalha de prata”, disse.
Resultado vem com dedicação
Sensei Fred Guerra, treinador da atleta, explica que os resultados positivos são o retorno do tempo investido em treinos, competições e o empenho com a vida esportiva e os preceitos do Judô. “Essa premiação é a prova da dedicação dela ao longo de todos esses anos de treinamento. A Iane é uma atleta que está sempre participando das competições no Tocantins e no Brasil e começa a colher os frutos deste trabalho”, destacou.
A Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) segue até o dia 8 de outubro. O evento acontece no Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul Minas), na cidade de Poços de Caldas, e reúne mais de 1.200 estudantes de toda a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.
(Fonte: Helton Gonzaga/Ascom ADG)
www.aloesporte.com.br.br