Olhos verdes, cabelos castanhos longos, 1m79 de altura, 15 anos, atenciosa e cursando o 3º ano do ensino médio. Não estamos falando de uma modelo, mas suas características fatalmente levariam a simpática Nayara Bonfim a desfilar nas passarelas. Entretanto, seu foco é outro: ela quer mesmo desfilar nas principais quadras do País. Esta semana a jovem goiana, revelada no vôlei tocantinense deu o primeiro passo para o seu sonho, que é ser reconhecida nacionalmente como jogadora de uma grande equipe e vestir a camisa principal da Seleção Brasileira como a ídolo Paula Pequeno.
Nayara Bonfim foi selecionada pelo técnico da Seleção Brasileira infanto-juvenil, Antonio Carlos Rizola, para compor o grupo de 19 atletas que vão brigar por 12 vagas para a disputa do Campeonato Sul-Americano da categoria no mês de agosto, no Peru. Mas até lá, apesar de o caminho ser longo, já que serão praticamente seis meses de treinamentos, a ?tocantinense?, como ela prefere ser lembrada, neste momento terá que se dedicar bastante para tentar estar entre as convocadas. ?Pretendo lutar com muita dedicação para estar entre as 12 atletas, mas se isto não acontecer não vou baixar a cabeça. Vou me dedicar ainda mais, pois sei que tenho potencial para atingir meus sonhos?, disse Nayara. ?Vestir a camisa da Seleção Brasileira é uma grande honra. É muito gratificante. Meu coração está batendo forte?, ressaltou. Das 44 atletas de nove estados que iniciaram no dia 30 de janeiro a peneira em Saquarema, sobraram 19, e Nayara Cassimiro Bonfim Araújo foi uma das selecionadas entre meninas de 15 a 16 anos.
Chance
Nayara conta que a chance de poder participar da peneira surgiu em agosto passado, quando participou das Olimpíadas Escolares, vestindo a camisa do Dom Bosco. Segundo ela, o técnico Antonio Carlos Rizola esteve em Maringá (PR) observando as garotas nesta faixa de idade. ? No dia que ele esteve me observando foi no jogo que minha equipe venceu um time de Roraima. Joguei bem e após a partida ele me convidou para fazer um teste em Saquarema. Fiquei muito feliz?, relembra a jovem atleta. A equipe do Colégio Dom Bosco venceu a Escola Carmela Dutra (RR) por 2 x 1 (22/25 25/22 e 15/12) e foi à semifinal, mas acabou em terceiro lugar.
Agradecimentos
Nayara faz questão de lembrar que seu sucesso só foi possível graças a algumas pessoas, a começar pela família, pelo técnico Zico, pelo Sílvio, Colégio Positivo, do Célio, do Dom Bosco, e do presidente da Federação Tocantinense de Vôlei (FTV), Ricardo Abalem. ?Posso até estar esquecendo de alguém aqui, mas me perdoem, pois todas estas pessoas citadas são muito importantes para mim nesta minha caminhada. Obrigado a todos?, disse Nayara.
Sul
Na última sexta-feira logo pela manhã, Nayara, acompanhada do pai João Cassimiro, da mãe Luciene, da irmã caçula Sarah, fez uma visita Abalem, que também é Secretário Estadual do Esporte. Nayara disse que foi agradecer o apoio que recebeu do dirigente, que, segundo ela, sempre buscou abrir as portas não só para os clubes, mas principalmente das atletas do Tocantins na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), mostrando que o Estado possui boas equipes e talentos com potencial para servir a Seleção.
Domingas
Na oportunidade, Ricardo Abalem aproveitou para parabenizar a atleta e revelar que após o dia 20 deste mês, Nayara vai morar e jogar na cidade de Estrela (RS), na equipe gaúcha do Colégio Martin Luther,onde irá aperfeiçoar os vários fundamentos do vôlei e se preparar para o mês de maio retornar a Saquarema (RJ), onde tentar garantir uma vaga entre as 12 atletas que vão defender o Brasil no Sul-Americano no Peru. Abalem revelou ainda que, além de Nayara, o Tocantins terá também na cidade gaúcha a atacante Domingas, de 15 anos, que passará por uma bateria de testes num período de 15 dias ? e quem sabe num futuro próximo também fazer parte da Seleção Brasileira.
?Infelizmente, o Dom Bosco vai perder nos próximos dias duas de suas principais atletas, mas isso significa que o clube está fazendo um ótimo trabalho, e por isso,suas atletas estão ganhando espaço fora do Tocantins.
Perfil |
Nome: Nayara Cassimiro Bonfim Araújo Idade: 15 anos Natural: Goiânia Reside em Palmas: desde 2004 Carreira: Começou a jogar em 2006 Clubes: Colégio Positivo e Dom Bosco Posição: Oposto Escolaridade: está no 3º ano colegial Ídolo: jogadora Paula Pequeno Família Pai: João Cassimiro Mãe: Luciene Cassimiro Irmas: Sarah e Lessy Cassimiro |
Seleção infanto |
SelecionadasFederação Tocantinense de Voleibol Nayara Cassimiro Bonfim AraújoFederação de Volley-Ball R. de Janeiro Luiza Marques de Oliveira Martins Isabella de Oliveira Batista Juliana Paes Filippelli Federação Paranaense de Voleibol Stephanie Cristina Apolinario Correa Federação Paraense de Voleibol Federação Gaúcha de Volley-Ball Federação Catarinense de Voleibol Federação Mineira de Voleibol Federação Paulista de Volleyball Federação Brasiliense de Voleibol |