Homenagem a Oscar Alves, pioneiro na preparação física no futebol do Norte e Nordeste pela Seleção

0
644

No Dia do Futebol, prestamos nossa homenagem a Oscar Alves, o primeiro preparador físico das regiões Norte e Nordeste a integrar a Seleção Brasileira. Você sabia?

Oscar Alves, o primeiro preparador físico do Norte e Nordeste do Brasil a fazer parte da Seleção Brasileira Feminina Sub-19 de Futebol, é natural de Arraias, Tocantins. Além de sua carreira na Seleção, ele também deixou sua marca em clubes como Goiás, Corinthians e Palmas, e fez estágios na Europa em times como Paris Saint Germain (PSG) e Bordeaux. Oscar também trabalhou na Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS), no automobilismo tocantinense e na Escolinha Nilton Santos. Alguém sabe por onde anda esse grande profissional?

Oscar Alves: Uma trajetória de sucesso

O site Alôesporte, Cadê Oscar Alves o primeiro preparador físico da Região Norte e Nordeste a integrar a Seleção | Alô Esporte (aloesporte.com.br), sabe onde encontrar Oscar Alves. Atualmente, ele trocou os campos de futebol pela fazenda e a agropecuária. Ao longo deste texto, você conhecerá a história desse cidadão que se tornou um criador de gado Nelore em sua terra natal, Arraias.

Oscar de Souza Alves Neto, 51 anos, é filho de Arraias, no sudeste do Tocantins. Desde cedo, foi estudar em Brasília, onde concluiu o curso de Educação Física em 1997, profissão que abraçou com paixão.

Segundo Oscar, seu interesse pelo esporte surgiu em 1982, ao assistir uma das melhores seleções da história e sua comissão técnica fantástica. “Daí pensei: um dia vou ser um desses. Em 2004, tive minha primeira experiência, ainda como estagiário, no quadro de preparadores físicos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol)”, lembra ele com orgulho.

Superando dificuldades

Oscar faz questão de ressaltar que enfrentou muitas dificuldades ao longo de sua carreira. “Em 1982, um menino do interior do nordeste goiano, no antigo ‘corredor da miséria’, sonhando em chegar à CBF? Era quase inimaginável”, relembra Oscar.

Naquele mesmo ano, o padre Moreira, hoje bispo em Januária, Minas Gerais, fundou o escotismo em Arraias, oferecendo aos meninos do nordeste goiano uma formação sólida e práticas esportivas. Oscar participou das olimpíadas dos escoteiros em Anápolis e Goiânia e guarda muitas saudades desse tempo.

Avanços na carreira

Em 1988, Oscar foi estudar em Brasília e nunca mais parou. Terminou o 2º grau e, em 1997, concluiu a faculdade. No mesmo ano, teve a oportunidade de fazer um estágio supervisionado na França, nos clubes PSG, Nantes, Bordeaux e na Federação Francesa de Futebol.

Em 1998, retornou ao Tocantins, passando em um concurso para o município de Palmas. Trabalhou no SESC e em outros projetos no estado, como a enciclopédia do futebol Nilton Santos, além de atuar na escolinha de futebol da Polícia Militar e no Palmas Futebol e Regatas.

No automobilismo, Oscar atuou na preparação física e continuou sua busca pelo sucesso, estagiando ao lado de Dr. Renato Fraga Lotufo, fisiologista da era Luxemburgo, no Corinthians e na Seleção Brasileira. Ele também estagiou no Corinthians e no Instituto Cohen, em São Paulo, e continuou seus estudos no Goiás.

A conquista do sonho

Oscar sempre se inspirou em exemplos de pessoas bem-sucedidas e, com a graça de Deus, conseguiu transformar seus sonhos em realidade. Em 2003, defendeu uma tese na CBF, frente a Carlos Alberto Parreira, e foi indicado por Dr. Renato Lotufo e Nilton Santos, com apoio do presidente da FTF, Leomar Quintanilha. Ao ser convocado, Oscar relembra a emoção que sentiu ao correr e chorar pelos corredores do aeroporto.

“Sou grato por ter contribuído com a democratização do esporte no Brasil. Recebi uma homenagem em Goiânia por ser o primeiro profissional de Educação Física das regiões Norte e Nordeste a compor o quadro da CBF”, comemora.

Retorno às raízes

Hoje, Oscar retornou a Arraias, onde é concursado e exerce mandato classista como delegado regional do SINPEF-TO. Ele também continua a tradição familiar na pecuária, sendo criador de gado Nelore.

“Sou agradecido e orgulhoso de ser filho de dona Cassimira Aires Costa Alves e Ângelo Teixeira Alves”, finaliza Oscar. Oscar Alves é pré-candidato a Prefeitura de Arraias pelo PRD.