O paratleta Hentony Santos, da classe T47, que possui uma lesão no plexo braquial direito ocorrida no parto, será o primeiro representante do Tocantins no paratletismo a defender o Estado na Gymnasiade Bahrain Sub-18 2024. O evento será realizado na cidade de Manama, Bahrein, de hoje (23) até o dia 31 de outubro, reunindo atletas-estudantes de mais de 80 países, competindo em 26 modalidades esportivas, com o objetivo de revelar novos talentos olímpicos.
No ano passado, o Tocantins foi representado por Paulo Henrique, da cidade de Combinado, no Mundial Escolar de Atletismo no Rio de Janeiro. O estudante-atleta do Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva foi convocado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para participar do Mundial de Atletismo U18 2023. CBDE convoca estudante de Combinado para o Mundial de Atletismo no Rio | Alô Esporte (aloesporte.com.br)
Treinador
Segundo o treinador Rafael Gabarrão, que acompanha Hentony desde os 12 anos, o atleta está preparado e otimista em relação à sua participação no Bahrein. Natural de Araguanã e atualmente aluno do Colégio Estadual Machado de Assis, Hentony competirá nas provas de 100 metros, 400 metros e salto em distância.
“Treinamos muito este ano e esperamos alcançar boas marcas nas três provas. Estou com Hentony desde o início de sua jornada esportiva, e ele tem evoluído constantemente”, comentou o treinador.
O Brasil, por meio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), convocou uma delegação de quase 500 pessoas para a Gymnasiade Bahrain 2024, incluindo 240 atletas-estudantes que disputarão medalhas em várias modalidades.
O Tocantins, além do paratleta Hentony Santos conta com a participação do presidente da Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), Lécio Guimarães.