Guarani, Campinense e Duque de Caxias sobem à Série B em 2009

0
138

O Guarani sofreu com uma série de confusões e rebaixamentos nos últimos anos, mas fechou 2008 com um saldo positivo. Além de se manter na Série A-1 do Campeonato Paulista, o time assegurou neste domingo o seu acesso à Série B do futebol brasileiro ao vencer o Águia, do Pará, por 2 a 1, em Campinas, quase dois anos após ter caído.


Além do Guarani, que terminou em segundo a fase final, também subiram o Atlético-GO, campeão por antecipação, o Campinense-PB, o terceiro colocado, e o Duque de Caxias-RJ.


O Campinense se garantiu ao empatar com o Atlético-GO, em Goiânia, por 0 a 0. Já o Duque de Caxias sofreu mais. O time fez um jogo empolgante diante do Confiança, em Sergipe, e perdeu por 3 a 2. Passou, então, a depender de derrotas do Águia e do Brasil-RS, que acabaram ocorrendo.


O Águia caiu diante do Guarani e o Brasil, de Pelotas, foi goleado pelo Rio Branco, no Acre, por 4 a 1. Com os resultados, a equipe carioca do Duque de Caxias, que só entrou na competição por causa da desistência de Cabofriense, Bangu, Nova Iguaçu e Olaria, assegurou o acesso.


O herói da conquista bugrina em Campinas foi o atacante Dairo, autor de dois gols – um no primeiro tempo, aos 20 minutos, e outro no segundo, aos 34. O único gol do Águia foi de Soares, aos 30 do segundo.


O acesso foi um prêmio à torcida campineira que compareceu em grande número, sendo responsável pelo recorde de público na Série C, com mais de 19 mil torcedores no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Animados, os torcedores empurraram o time ao ataque Até que, aos 20 minutos, a bola sobrou para Dairo chutar forte e abrir o marcador.


No segundo tempo, porém, preocupado em segurar o resultado, o time de Campinas ofereceu espaço ao Águia, que aproveitou. Aos 30 minutos, Soares empatou. Embora os outros resultados garantissem o acesso, o Guarani sabia que a vitória era decisiva E, novamente empurrado pela torcida, foi em busca. Aos 35 minutos, Dairo avançou pela direita e fez o gol que marcou o fim de tanto sofrimento. Agora, em 2009, o time segue em seu projeto de, em 2011, ano do centenário, estar na elite do futebol nacional.


Confira a última rodada do octogonal final da Série C:
Guarani 2 x 1 Águia-PA
Atlético(GO) 0 x 0 Campinense
Confiança 3 x 2 Duque de CaxiasJ
Rio Branco(AC) 4 x 1 Brasil


 


(Fonte:AE)