Grêmio quer reabilitação contra o Vasco em casa

0
155

O líder Grêmio terá uma tarefa complicada neste domingo, às 16 horas: precisa vencer o embalado Vasco, no Estádio Olímpico, para defender sua boa vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro, e provar à torcida que os tropeços nos jogos fora de casa foram apenas um acidente no percurso até seu terceiro título na competição.


Com 45 pontos, o time começou a rodada com boa vantagem sobre os principais rivais e ainda não pode ser alcançado, mas os jogadores e o técnico Celso Roth sabem que um novo tropeço pode fazer a folga cair – e o próximo compromisso da equipe será de novo fora de casa, contra o Fluminense, no Rio. O Vasco, com 26 pontos, defende uma invencibilidade de quatro jogos, três deles no Brasileiro, e precisa de mais uma vitória para deixar a zona de rebaixamento mais para trás.


De olho num tropeço do líder, o Palmeiras, com 40 pontos, também tem uma missão difícil: vencer o Atlético(PR) fora de casa e provar que também é forte quando atua longe do Palestra Itália. Há até um tabu em jogo, já que a equipe nunca venceu na Arena da Baixada, local da partida deste domingo. O Atlético, com 23 pontos, tem de ganhar para não ir parar na zona de rebaixamento.


Cruzeiro
O Cruzeiro, com 39 pontos, faz um jogo perigoso contra o Coritiba, que tem 36 e está de olho num lugar no G-4 – a zona de classificação para a Libertadores. O time mineiro perdeu os dois últimos jogos, para Botafogo e Santos, ambos fora de casa, e conta com a volta ao Mineirão para retomar o caminho das vitórias.


No clássico paulista, os interesses de São Paulo e Santos são bem distintos. O time do Morumbi, com 37 pontos, joga em casa com a missão de vencer para voltar a ficar entre os quatro primeiros, ou pelo menos manter esse grupo na mira. Para o visitante, que está com 22 pontos e começa a rodada em penúltimo lugar, a meta é ampliar a série invicta, que já chega a três jogos, e escapar da zona da degola.


O clássico carioca tem receita semelhante. O Flamengo, com 36 pontos, quer mostrar que está recuperado da série de tropeços e desafia o Fluminense, que está com 23 pontos e sabe que, com uma derrota, pode voltar à zona de rebaixamento, que deixou há apenas duas rodadas.


Também lá embaixo, com 22 pontos, a Portuguesa aposta na crise do Atlético-MG para vencer e tentar escapar dos últimos lugares. Com 28 pontos, o time mineiro conseguiu desgarrar da rabeira, mas a torcida está inconformada com a eliminação na Copa Sul-Americana, com a derrota por 5 a 2 para o Botafogo, que acabou com as chances de comemorar um título no ano do centenário do clube.


É um exemplo a não ser seguido pelo Internacional, que comemora 100 anos no ano que vem e, com 30 pontos, precisa vencer de qualquer maneira o Sport, com 29, para voltar a sonhar com a classificação para a Libertadores e não estragar o ano festivo antes mesmo de ele começar. Para o time pernambucano, já garantido no torneio sul-americano e sem chances de título, o objetivo maior é se manter a uma distância segura da zona de rebaixamento.
 


(Fonte:AE)