Grêmio enfrenta o lanterna Ipatinga e defende a liderança

0
125

Sete jogos abrem nesta quarta-feira a 18ª rodada do Brasileiro, e o líder Grêmio tem a chance de ficar muito perto da conquista simbólica do primeiro turno, com uma rodada de antecipação – embora tenha de contar com uma ajuda do rival Internacional para isso. Com 35 pontos, o time recebe o lanterna Ipatinga, no Olímpico, onde ainda está invicto: em nove jogos, foram seis vitórias e três empates.


Uma vitória, no entanto, não basta para garantir a conquista do primeiro turno – terá de torcer, amanhã, por um tropeço do Cruzeiro, que tem 33 pontos e recebe o Internacional. O título é apenas simbólico, mas tem grande valor psicológico: nas cinco primeiras edições do Brasileiro em pontos corridos, o vencedor do primeiro turno ficou com a taça. O Ipatinga, por sua vez, divide a lanterna com o Fluminense, com 13 pontos, e ainda não conseguiu vencer fora de casa.


Rio
O Fluminense, aliás, terá um desafio e tanto para se reencontrar e acabar com a série de três vitórias consecutivas: enfrenta o São Paulo, de quem tem boas lembranças – há pouco mais de dois meses, despachou o rival na Libertadores. Agora, porém, a situação é outra, já que o São Paulo, com 30 pontos, está de olho em sua permanência entre os quatro primeiros, que irão à competição sul-americana em 2009.


Para o Flamengo, a quarta-feira também é dia de reagir. O time, que vem sendo pressionado pela torcida e não vence há seis rodadas, enfrenta o Goiás com o objetivo de voltar ao G-4, nem que seja por 24 horas – com 28 pontos, se vencer passará o Palmeiras e o Vitória, que se enfrentam na quinta-feira. O Goiás tem 20 pontos e precisa ganhar para não correr o risco de voltar à zona de rebaixamento.


Vasco
Na mesma condição, o Vasco, com 19 pontos, recebe o Coritiba e tenta esquecer a goleada por 4 a 0 que levou do São Paulo no domingo. O time paranaense, com 26 pontos, tenta se manter na cola dos líderes e continuar sonhando com uma vaga na Libertadores. Também com 19 pontos, a Portuguesa visita o Sport e tenta se distanciar a zona de rebaixamento, enquanto o rival, com 24, tenta voltar a mostrar força na Ilha do Retiro e se distanciar da área de risco. O Náutico, com 18 pontos, está na mesma condição da Lusa e enfrenta o Atlético (PR), que tem 17 pontos e, com técnico interino, tenta deixar a zona de rebaixamento. Mesma missão do Santos, também com 17 pontos, diante do Atlético Mineiro, que está com 21 e sonha com uma vitória para respirar um pouco na classificação.


Jogos de amanhã 
07/08 – Quinta-feira
20h30
Cruzeiro x Internacional -Mineirão
20h30 Palmeiras x Vitória – Palestra Itália
20h30 Botafogo x Figueirense – Engenhão 
(Fonte:AE)