
(7) Governador pede a Secretário de Esporte encontrar meio jurídico legal para liberar verba aos clubes – YouTube
Governador pede a Secretário de Esporte encontrar meio jurídico legal para liberar verba aos clubes
Desportista nato e preocupado em poder apoiar os clubes profissionais de futebol do Tocantins, Wanderlei Barbosa pediu ao Secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha, para que encontre junto ao setor jurídico do Estado, na PGE meios legais que possam fazer com que ele consiga liberar recursos aos clubes, que deve ser em torno de R$ 300,00 mil.
“Nós queremos dar este apoio, mas preciso que nosso pessoal encontre a fórmula que possa nos permitir autorizar esta liberação”, comentou o governador. Em seu discurso ele citou o caso da Chapecoense que recebe 30% de verba do Estado de Santa Catarina e outros clubes que também são beneficiados, mas claro dentro da legalidade jurídica.

Secretaria dos Esportes e Juventude
Extinta desde de janeiro de 2016 pelo então governador Marcelo Miranda, onde a pasta passou a ser uma Superintendência incorporada à Secretaria da Educação, Juventude e Esportes.
Mas em fevereiro de 2022, o atual governador Wanderlei Cardoso criou a pasta da Secretaria dos Esportes e Juventude visando valorizar a classe esportiva abrindo espaço para executar as políticas públicas estaduais de esporte e lazer e de promoção do protagonismo juvenil, além de promover o esporte socioeducativo como meio de inclusão.