Goleiros brasileiros são destaques no Brasil e no mundo

0
207

Rogério Ceni, do São Paulo, foi eleito o craque das últimas duas edições do Brasileirão. Marcos é o principal nome do Palmeiras. Felipe acabou nos braços da torcida corintiana sábado, na festa do acesso. Fábio Costa, após mais de 90 dias machucado, brilhou nas duas últimas partidas do Santos. Enquanto isso, Victor, do Grêmio, Fábio, do Cruzeiro, Bruno, do Flamengo, são outros destaques do futebol nacional. E, na Europa, todos começam a se render às defesas dos goleiros do Brasil.


?Quando eu jogava, nunca ouvi dizer que um brasileiro iria para a Europa. Lá, só diziam das escolas argentinas e uruguaias, das quais nunca vi. Agora, temos três goleiros em grandes equipes da Itália (Julio Cesar, na Internazionale, Dida, no Milan, e Doni, na Roma)?, lembrou Valdir Joaquim de Morais, de 77 anos, ex-goleiro da seleção e do Palmeiras, hoje consultor do técnico Vanderlei Luxemburgo. ?Temos os melhores goleiros. Muitos em alto nível no País, com Marcos e Rogério Ceni à frente de todos ?. Valdir Joaquim de Morais foi quem deu o pontapé inicial, ainda nos anos 70, para que os goleiros brasileiros brilhassem no mundo. Afinal, foi ele quem implantou a figura do treinador de goleiro nos clubes.


Destaques
Outros goleiros ganham destaque na Europa atualmente, com Renan (Valencia), Diego Alves (Almería), Helton (Porto), Gomes (Tottenham), Rubinho (Genoa) e Diego Cavalieri (Liverpool). ?A tendência é ir uns quatro, cinco por ano para a Europa?, avisou o ex-goleiro e empresário Gilmar Rinaldi.
 


(Fonte:AE)