Garantido no Mundial, Internacional conhece seus adversários

0
191

Finalista da Copa Libertadores e automaticamente classificado para o Mundial de Clubes da Fifa, (o Chivas não pode ir pela competição sul-americana pois o México já tem uma vaga pela Concacaf), o Internacional já pode começar a pensar na luta pelo bi mundial. Dos sete clubes que estarão em Abu Dhabi,  de 8 a 18 de dezembro, cinco já são conhecidos: Al Wahda (anfitrião); Internazionale (Europa); Internacional (América do Sul); Pachuca (América do Norte) e HeKari United (Oceania). Os representantes da Ásia e da África ainda serão definidos.


Pelo segundo ano consecutivo, os Emirados Árabes Unidos serão a sede do evento. Porém, esta será a última vez que o Mundial será disputado no Oriente Médio. A partir do ano que vem, a competição voltará para o Japão, onde tradicionalmente era disputada. Confira abaixo, um perfil dos quatro adversários dos colorados/tricolores e como está a disputa das últimas duas vagas para o Mundial.


Anfitrião: Al Wahda (Emirados Árabes Unidos)



O Al Wahda conquistou o Campeonato dos Emirados Árabes desbancando o Al Jazira, do técnico brasileiro Abel Braga. Foi o quarto título nacional do Al Wahda. A equipe conta com três brasileiros, o atacante Fernando Baiano, vice-artilheiro da competição com 18 gols, além do meia Pinga e do volante Magrão, ex-jogador de Palmeiras e Internacional.


O Al Wahda terminou a competição nacional com sete pontos à frente do time de Abel Braga. O Al Ahli, que participou do Mundial de Clubes do ano passado, ficou em oitavo lugar.


Europa: Internazionale (Itália)


O favorito Inter de Milão conta com uma verdadeira legião de brasileiros: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Thiago Motta, Mancini, Kerlon e agora Phillipe Coutinho. A vitória na final da Liga dos Campeões, sobre o Bayern de Munique, garantiu a vaga no Mundial. Para chegar ao título europeu, o time tinha José Mourinho no comando e eliminou também o Barcelona, atual campeão do Mundial da Fifa.



 Os brasileiros Lúcio e Julio Cesar, e Maicon, se destacaram junto com Diego Milito (Foto: agência EFE)


América do Norte, Central e Caribe: Pachuca (México)



O mexicano Pachuca chegou à decisão da Liga dos Campeões da Concacaf contra o Cruz Azul. A vitória por 1 a 0 valeu a vaga no Mundial. Esta será a terceira vez que o Pachuca jogará a competição (2007 e 2008).



O Pachuca venceu o Cruz Azul na Liga dos Campeões da Concacaf (Foto: EFE)


Oceania: Hekari United (Papúa-Nova Guiné)



Como os clubes da Austrália disputam a vaga pela Ásia, times totalmente desconhecidos chegarão mais facilmente agora no Mundial. O Hekari United, de Papúa-Nova Guiné, garantiu a sua vaga ao conquistar o título da O-League da OFC, o torneio continental da Oceania.


Apesar da derrota por 2 a 1 para o Waitakere United (representante em 2007 e 2008), em Auckland, a equipe se beneficiou da vitória por 3 a 0 na primeira partida para assegurar um título inédito. O Hekari é a primeira equipe de outro país que não a Austrália ou a Nova Zelândia a jogar o Mundial pela Oceania.


Ásia: (?)


O representante asiático será o campeão da Liga dos Campeões da Ásia. A competição está nas quartas de final, que acontecerá em setembro. O destaque é para as equipes sul-coreanas, com quatro times: Seongnam, Suwon Bluewings, Pohang Steelers (atual campeão) e Jeonbuk.


Os confrontos têm duas equipes da Arábia Saudita, Al Hilal e Al Shabab; uma do Qatar, Al Garrafa e uma do Irã, Zobahan. A final da Liga está marcada para o dia 13 de novembro.


Veja os confrontos das quartas de final:


Al Hilal (SAU) x Al Garrafa (QAT)


Seongnam (COR) x Suwon SamsunG Bluewings (COR)


Jeonbuk (COR) x Al Shabab (SAU)


África: (?)


O representante africano no Mundial só será conhecido no dia 14 de novembro, quando será disputada a final da Liga dos Campeões da África. Oito equipes, divididas em dois grupos, jogam a fase final. Estão na briga: duas do Egito, El Ismaily e El Ahly; duas da Argélia, Setif e Kabylie; uma da Nigéria, Heartland; uma do Congo, Mazembe Englebert; uma da Tunísia, Espérance; e uma do Zimbábue, Dynamos.


A fase de grupos está na sua terceira rodada e o Espérance, do Grupo A, e o Kabylie, do B, estão em primeiro. Em outubro, os dois primeiros de cada grupo disputarão as semifinais. Em novembro, em dois jogos, o campeão será conhecido.


GRUPO A:


Mazembe Englebert (CON) x Espérance (TUN)


Dynamos (ZIB) x Setif (ALG)


GRUPO B:


El Ismaily (EGT) x Heartland (NIG)


Kabylie (ALG) x El Ahly (EGT)


(Fonte:Globo.com)