FTF pede a CBF para implantar o VAR na fase decisiva da Segunda Divisão

0
118

A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) enviou, no início desta semana, um ofício ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, solicitando a utilização da ferramenta VAR  (implantação) nas semifinais e finais do Campeonato Tocantinense da Segunda Divisão de 2024, programadas para os dias 30/11, 07/12, 14/12 e 21/12, respectivamente.

No ofício, a FTF destaca que tal concessão contribuirá para abrilhantar a competição dando maior transparência e segurança para as partidas decisivas que valem duas vagas para a 2ª Divisão 2025. 

O objetivo da FTF é, pela primeira vez, implementar essa tecnologia em uma fase decisiva do campeonato, auxiliando o árbitro principal a tomar decisões mais precisas em lances que necessitam de revisão, como pênaltis e impedimentos. A FTF está bastante otimista em relação à autorização da CBF para a utilização deste equipamento.

VAR NO BRASIL
O VAR foi usado pela primeira vez em uma competição oficial da FIFA na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e desde então vem sendo adotado em diversos torneios pelo mundo.

No Brasil, o VAR começou a ser utilizado nas quartas de final da Copa do Brasil de 2018. Porém, já havia sido testado anteriormente em alguns jogos estaduais.

Um desses jogos foi a final do Campeonato Pernambucano de 2017 entre Salgueiro e Sport, que entrou para a história como a primeira partida do futebol brasileiro a contar com o VAR. Só que o início da tecnologia foi, digamos, um tanto difícil.

REGULAMENTO – https://drive.google.com/file/d/1F2jtf4BE-RbXWYvs0FRaag6k52qYrb_p/view?usp=sharing

TABELA – https://drive.google.com/file/d/1KyMbtKzYouy2HF-ZdNy86mH-_EmhTz6p/view?usp=sharing