Fred Guerra embarca no próximo domingo (3) para o Mundial de Judô, que acontecerá em Las Vegas, organizado pela Federação Internacional de Judô (IJF). O evento contará com a participação de mais de 1.500 atletas de 69 países, incluindo medalhistas das Olimpíadas de Paris.
Os fãs do judô tocantinense certamente já vibraram com as conquistas dos judocas do Estado. Dentre os nomes mais destacados quando se menciona “Tocantins e Seleção Brasileira”, Fred Guerra é, sem dúvida, um dos mais recorrentes.
Após um hiato causado pela pandemia, lesões e compromissos profissionais, o judoca da AD Guerra está de volta à Delegação Brasileira em um mundial. “Participei de seis mundiais até 2010, mas depois meu foco se voltou para a associação de judô que fundei, e logo após minha filha nasceu”, relata Guerra, referindo-se ao seu afastamento das competições internacionais, sendo a última a participação no Quebec Open-CAN, em 2014.
Apesar de ter passado por sua quarta cirurgia no joelho há dez meses, Guerra afirma estar totalmente recuperado e pronto para enfrentar os 22 competidores de 16 nacionalidades em sua categoria, M5-66kg. “Foi um ano desafiador, pois a recuperação não combina com pressa, mas estou me sentindo bem fisicamente”, destaca.
Durante o processo de recuperação, em agosto, o sensei do Judô Guerra conquistou o título de Vice-Campeão Brasileiro, o que o habilitou a integrar o time brasileiro, que contará com 88 atletas.
Agenda do Evento:
03/11 – Saída de Palmas
04/11 – Chegada em Las Vegas, EUA
05/11 – Credenciamento e pesagem
06/11 – Competição M5 (* Transmissão ao vivo no site judoTV)
Perfil de Fred Guerra:
Jornalista, MBA em Comunicação Empresarial em Marketing
Faixa Preta 4º Dan em judô
Faixa Preta 1º Grau em Jiu-Jitsu
Classe M5 (50 a 54 anos)
Categoria Meio-Leve (até 66kg)
Melhores Resultados Individuais:
Brasileiro: 2 pratas, 1 bronze
Sulamericano: 1 ouro, 3 pratas, 1 bronze
Panamericano: 1 ouro, 2 pratas
Mundial: 2 bronzes
Resultados em Mundiais (competição organizada pela World Masters):
Individual:
Bronze, Atlanta, EUA, 2009
Bronze, Montreal, CAN, 2010
Equipes:
Campeão Mundial, Atlanta, EUA, 2009
Vice-Campeão Mundial, Montreal, CAN, 2010
Bronze, Tours, FRA, 2006