Flamengo recebe Goiás sonhando com a liderança

0
183

O Flamengo recebe o Goiás neste domingo, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, com um pensamento fixo na cabeça: assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Com 60 pontos, dois a menos que o São Paulo, o time carioca vai ficar em primeiro lugar caso vença seu compromisso e o Tricolor tropece no Botafogo, também no Rio de Janeiro.


Os números comprovam que o Flamengo pode sonhar com a liderança. O time não perde no Maracanã desde a primeira rodada do segundo turno, quando caiu por 2 a 1 diante do Cruzeiro. Além disso, o Goiás não tem mais aspirações na temporada, pois, com 50 pontos, está assegurado na Copa Sul-americana, não briga mais pela vaga na Copa Libertadores e não corre risco de rebaixamento. No primeiro turno, em Goiânia (GO), o representante do Centro Oeste venceu por 3 a 2.


Andrade, técnico do Flamengo, pediu aos seus jogadores que entrem em campo sem se sentirem pressionados pela necessidade de uma vitória. Para ele, os flamenguistas não precisam necessariamente focar na liderança para conquistar o título.


”O Flamengo ainda não garantiu matematicamente a vaga na Copa Libertadores. Se perdermos para o Goiás a nossa situação pode se complicar neste sentido. Portanto, não devemos nos sentir ainda mais pressionados. Além disso, a tendência é que a luta pelo título se arraste até a última rodada e nada será definido neste fim de semana”, disse Andrade.


Os jogadores do Flamengo, porém, não escondem o desejo de terminarem o fim de semana na ponta da tabela. O lateral direito Leonardo Moura chegou a afirmar publicamente que vai torcer pelo Botafogo.


”Espero que o Botafogo, que precisa da vitória, consiga segurar o São Paulo, pois tem condições para isso. Porém, não podemos esquecer de focar no nosso compromisso, pois o Goiás é um time muito complicado de ser batido”, afirmou Leonardo Moura.


O meia Zé Roberto é outro que entende que seria estrategicamente muito positivo para o Flamengo assumir a liderança do Brasileirão nesta rodada.


”Temos logicamente que pensar primeiro em vencer o Goiás. Mas assumir a liderança neste momento seria fundamental, pois faltariam duas rodadas e jogaríamos a pressão para o lado do São Paulo. Tenho grandes amigos no Botafogo, sei que o time deles precisa do resultado para evitar o rebaixamento e estarei torcendo. Mas lembrando que também precisamos fazer a nossa parte”, disse Zé Roberto.


Para este jogo o Flamengo contará com o retorno do lateral esquerdo Juan, que cumpriu suspensão na derrota por 2 a 0 para o Náutico. Com isso, Ronaldo Angelim, que jogou improvisado no setor, volta para a zaga, com David ficando como opção no banco de reservas. O volante Toró permanece no time, já que o chileno Maldonado vai ficar cerca de seis meses afastado dos gramados por conta de uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo.


Pelo lado do Goiás, o técnico Hélio dos Anjos acredita que sua equipe tem condições de surpreender o Flamengo no Rio de Janeiro e retornar da capital carioca com os três pontos. Ele pretende ver os goianos explorando os contra-ataques.


”O Flamengo vai ser empurrado por uma massa gigantesca de torcedores e, como está lutando pelo título, vai precisar tomar a iniciativa do confronto. Como eles terão que partir para cima, poderão dar espaço para os contra-ataques do Goiás e é isso que vamos ter que explorar. Portanto, quero meu time atuando de forma compacta e saindo em velocidade para o ataque quando recuperar a posse de bola”, afirmou o treinador.


O único desfalque do Goiás para esta partida é o apoiador Romerito, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na vitória de 3 a 1 sobre o Santo André. Como pretende aumentar a velocidade da equipe, é provável que Iarley recupere a posição, formando trio com Felipe e Fernandão.


Ficha Técnica


Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22 de novembro de 2009 (Domingo)
Horário:
19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC)


FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Aílton, Toró, Willians e Petkovic; Zé Roberto e Adriano
Técnico: Andrade


GOIÁS: Harlei, Vitor, Rafael Toloi, Ernando e Júlio César; Rithelly, Fernando, Léo Lima e Iarley; Felipe e Fernandão
Técnico: Hélio dos Anjos


 


(Fonte:Gazeta Press!)