Flamengo é o time a ser batido no Campeonato Carioca

0
116

O Campeonato Carioca, apesar da perda de prestígio ao longo dos anos, ainda mantém o charme. E a edição deste ano traz alguns atrativos interessantes para o torcedor. O principal deles é a disputa entre Flamengo e Fluminense pela hegemonia histórica, já que cada um soma 30 títulos estaduais.


Apontado até mesmo pelos rivais como favorito ao título carioca deste ano, o Flamengo é o atual bicampeão estadual. Apesar de ter mudado o treinador – cargo agora ocupado por Cuca -, o time flamenguista manteve a base do ano passado, quando terminou o Brasileirão em quinto lugar, e virou o rival a ser batido.


O principal reforço flamenguista para a temporada 2009 é o meia Zé Roberto, ex-Botafogo, que veio do futebol alemão. Outra novidade é o volante Willians, que chegou do Santo André e já ganhou a posição de titular. Mas a aposta do time é mesmo no grupo do ano passado, com Leonardo Moura, Fábio Luciano, Juan, Ibson e Obina, entre outros.


Fluminense
Na tentativa de preservar sua hegemonia estadual, ameaçada pelo Flamengo depois das conquistas nos dois últimos anos, o Fluminense sofreu uma reformulação no elenco desta temporada. Do time que chegou ao vice-campeonato da Libertadores em 2008, sobrou pouca gente – saíra, entre outros, Thiago Silva, Washington, Arouca e Júnior César.


Mas o Fluminense contratou alguns reforços importantes. O principal deles é o atacante Leandro Amaral, que volta ao clube após uma passagem rápida que foi interrompida por decisão judicial no começo do ano passado. Conseguiu ainda o lateral-esquerdo Leandro, ex-Palmeiras, e o volante Diguinho, ex-Vasco.


Botafogo
Enquanto isso, os outros dois clubes grandes do Rio entram no campeonato correndo por fora na disputa do título. Com elencos enfraquecidos, Botafogo e Vasco apostam na tradição para tentar chegar à decisão, tentando também evitar algumas surpresas pelo caminho – como uma eliminação para algum dos times considerados pequenos.


O Botafogo reformulou completamente seu elenco. Com o clube passando por severa crise financeira, os principais jogadores deixaram General Severiano – casos de Lúcio Flávio, Jorge Henrique, Túlio, Diguinho e Renato Silva. Assim, do time titular no último Brasileirão, sobraram apenas o goleiro Renan, o lateral Alessandro e o volante Leandro Guerreiro. Ainda sob o comando do técnico Ney Franco, o Botafogo contratou diversos jogadores, como o zagueiro Juninho, que voltou ao clube após passagem frustrante pelo São Paulo. Mas o investimento botafoguense foi mesmo no ataque, com as chegadas de Reinaldo, ex-São Paulo e Flamengo, e Victor Simões, ex-Figueirense.


Vasco
O caso do Vasco é ainda mais drástico. Depois do rebaixamento para a Série B do Brasileiro no ano passado, a diretoria vascaína resolveu recomeçar do zero – agora, sob o comando do técnico Dorival Júnior. Assim, o elenco foi refeito, dispensando até mesmo ídolos como Edmundo e Pedrinho.


Foram inúmeros reforços contratados pelo Vasco para a temporada 2009, quando o principal objetivo será mesmo voltar à elite do futebol brasileiro. Entre eles, destaque para o volante Léo Lima, que estava no Palmeiras, e para o meia Carlos Alberto, emprestado pelo Werder Bremen, da Alemanha.


Fórmula
A fórmula de disputa do Campeonato Carioca continua praticamente a mesma da última edição, com 16 clubes divididos em dois grupos. Dessa vez, porém, não existe a curiosa regra que determinava que os quatro clubes grandes jogassem apenas em casa – agora, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo terão de atuar normalmente como visitantes.


Jogos da 1ª rodada
Hoje

Macaé x Volta Redonda (15h)
Mesquita x Bangu (15h)
Boavista x Botafogo (15h)
Madureira x Resende (15h)
Vasco x Americano (17h15)
Duque de Caxias x Tigres (19h30)
Domingo
Flamengo x Friburguense (16h)
Cabofriense x Fluminense (18h15)