Felipe Massa faz a pole e luta pelo título Mundial

0
118

Felipe Massa começou bem o GP do Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, ele marcou a pole position e sai na primeira posição, enquanto Lewis Hamilton, seu adversário na briga pelo título mundial, não foi brilhante no treino de classificação e sai apenas em quarto lugar. Entre eles, o italiano Jarno Trulli, da Toyota, e o finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Massa na Ferrari.


A posição de largada dos dois não é suficiente para dar o título a Massa: com 87 pontos, ele precisa vencer e torcer para que Hamilton não vá além da sexta posição. ?Foi um ótimo começo, largar na frente é importante, o carro mostrou que está bem ajustado. Vamos em busca da vitória, é o que quero, o resto é com Deus?, afirmou o sorridente Massa na coletiva logo após o treino.


Massa sobrou na terceira etapa do treino, que define a posição de largada dos dez primeiros. Cravou a melhor volta, com 1min12s368, minutos depois de marcar 1min12s453, que já seria suficiente para lhe dar a pole – Trulli ficou quatro décimos atrás. ?Foi uma volta muito boa e quase não consegui melhorar?.


Do outro lado, na McLaren, ficou evidente um ar de preocupação com o desempenho de Hamilton nos treinos – com 1min12s830, ele ficou quase meio segundo atrás do brasileiro. Mas a confiança ainda é grande, não só pela vantagem como pela possível variação de estratégia, já que os pilotos devem largar com a gasolina que sobra no tanque após a classificação, o que significa que a diferença de desempenho talvez não seja tão grande assim.


Hamilton
Hamilton só precisa de um quinto lugar ao final das 71 voltas na corrida que começa às 14 horas (do Tocantins) para, aos 23 anos, o mais jovem da história, comemorar, na sua segunda temporada, conquista inédita. ?Serão 71 voltas, e sei que preciso vencer de qualquer jeito e, depois, ver o que acontece no fim. É estúpido dizer o que vai acontecer antes, tenho de concentrar em meu trabalho. Vou para vencer, o resto é com Deus?, declarou Massa, ganhador da prova no Brasil em 2006 e segundo colocado em 2007 – no ano passado só não ficou em primeiro lugar, porque diminuiu o ritmo para Raikkonen vencer e ser campeão.


Com o título de Massa, o Brasil encerrará um jejum de 16 anos – a última das oito conquistas veio em 1991, com o tricampeonato de Ayrton Senna. Se Hamilton ganhar, a F-1 viverá um momento histórico: pela primeira vez terá um piloto negro como campeão.


Acertado
Massa tem como fatores favoráveis a força do torcedor e também parece contar com um carro mais acertado. Só que é justamente esse fator que pode se voltar contra o brasileiro, no caso de chuva durante a corrida. Quando se tem um equipamento melhor para pista seca, perde-se muito se as condições de piso mudam drasticamente. Além disso, o histórico da temporada revela que Hamilton se saiu melhor do que Massa em pista molhada.


Alguns fatores, porém, estão se mostrando comuns aos dois pilotos, como tranqüilidade e confiança. Massa sabe que, no fundo, é quase um franco atirador. E não se abala: ?Tenho dormido bem. O importante é que o carro está bom?, disse. Ele admite que a corrida deste domingo é a mais importante de sua carreira, mas procura encará-la como mais um GP qualquer. Hamilton também tem demonstrado mais maturidade e, parece, não repetirá os erros com os quais jogou fora o título no ano passado. ?Estou tranqüilo, consciente do que representa esse momento. E sei o que tenho de fazer.?


Massa e Hamilton podem, dependendo das condições da corrida, contar com a ajuda de seus companheiros de equipe. O finlandês Kimi Raikkonen larga em terceiro e já avisou estar disposto a retribuir a colaboração do ano passado, quando Massa lhe permitiu vencer em Interlagos. O outro finlandês, Heikki Kovalainen, jura que a McLaren não o orientou sobre o assunto e diz saber a melhor maneira de ajudar Hamilton: ?Vou correr para vencer.? Kovalainen largará depois de seu companheiro, na quinta posição.


Aceleradas 
 
Emerson – Emerson Fittipaldi deu mais uma vez, na manhã de ontem, seu palpite para a disputa do título de campeão mundial: ?Estou na torcida pelo Felipe Massa, acredito que ele pode chegar. A pressão está toda em cima do Hamilton, para não perder o segundo título. Ele está preocupado com isso?, disse o bicampeão mundial. Ele foi um dos mais ovacionados quando chegou a Interlagos.


Fafá – Fafá de Belém será uma das estrelas no autódromo neste domingo. Ela é a convidada para cantar o Hino Nacional antes da corrida, numa cerimônia obrigatória pela legislação do Estado. Ela já declarou que gosta de automobilismo, torce por Nelsinho Piquet e pretende realizar o sonho de conhecer o pai dele, tricampeão mundial.


Afiados – O trabalho de troca de pneus e reabastecimento teve bastante atenção das equipes desde sexta. Algumas até usaram pneus de chuva no ensaio, como a Toyota e a Honda, reforçando a expectativa de pista molhada no domingo. A equipe de Barrichello, inclusive, deve usar de novo o pirulito eletrônico nas paradas da equipe.


Sem classe – Alguns torcedores que ocupavam o setor do paddock não foram simpáticos com algumas das estrelas da Fórmula 1 na manhã deste sábado. ?Kimi, vê se ajuda o Massa, seu pé de cana?, exagerou um deles, ao ver a chegada do piloto finlandês da Ferrari. Fernando Alonso também não gostou da falta de classe dos fãs, que exigiram de forma mal-educada a atenção do piloto espanhol.
 
 
 


 (Fonte:AE)