FEJET promoveu exame para candidatos a Faixa Preta e graduações superiores
A FEJET (Federação de Judô do Estado do Tocantins) promoveu no último sábado, dia 16 de dezembro, o Exame para candidatos a Faixa Preta e graduações superiores. O evento ocorreu na sede da ASSNIPO (Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins) e teve a participação de 15 candidatos, buscando graduações de 1º ao 5º Dan.
O Exame abrangeu uma prova teórica escrita, incluindo tópicos como História e Filosofia do Judô, Arbitragem, Abordagens Lúdicas, Primeiros Socorros e temas diretamente relacionados ao esporte. Na parte prática, os candidatos realizaram apresentações de Kata, demonstraram golpes de projeção (Go-Kyo, golpes combinados e contragolpes) e técnicas de controle no solo, como imobilizações, chaves de braço e estrangulamentos.
Todos os participantes foram aprovados, evidenciando o empenho e a determinação desses candidatos em alcançar a conquista da Faixa Preta.
O presidente da FEJET, Tom Pahceco, expressou sua satisfação em ver o retorno gradual do esporte após o impacto causado pela pandemia, que afetou especialmente modalidades de contato como o judô. Ele destacou a importância desses novos graduados, que agora se tornam potenciais professores, já que, ao alcançarem a graduação de faixa preta, têm a possibilidade de montar sua própria associação, clube ou escola.