Família gaúcha se estabelece em Palmas e o Kart contribui para isso

0
620

Família gaúcha se estabelece em Palmas e o Kart contribui para isso

Acompanhar o crescimento dos nossos filhos e expandir a área de atuação da nossa empresa, que teve seu início no Estado do Rio Grande do Sul, foi um dos principais motivos que nos levou a escolher Palmas como nosso novo lar. Há cinco anos, tivemos a oportunidade de conhecer a encantadora região do Tocantins, e desde o primeiro momento, nos apaixonamos por suas paisagens e cultura. Hoje, atuamos como uma ponte entre o Rio Grande do Sul e o Tocantins, contribuindo para fortalecer os laços entre essas duas regiões. No ano passado, tomamos a decisão definitiva de nos mudarmos para Palmas.

Sou um entusiasta do automobilismo, mas, devido à nossa localização no interior do RS, que ficava a cerca de 380 km da cidade mais próxima com atividades relacionadas ao automobilismo, nunca tive a oportunidade de participar de corridas ou pilotagem. No entanto, em Palmas, meu sonho se tornou realidade quando tive meu primeiro contato com o kartismo no shopping Capim Dourado. Lá, testemunhei um pai correndo com seu filho, e foi aí que surgiu o desejo de introduzir o kartismo aos meus três filhos: Joabe, de 4 anos, que já está correndo profissionalmente; Eliabe, de 7 anos; e Isaac, de 9 anos.

No dia 21 de abril deste ano, visitamos o kartódromo de Palmas e conhecemos o Sr. Mauro e sua família, que nos proporcionaram as primeiras experiências com o kart. Alugamos os karts disponíveis para as três crianças até que comprássemos o primeiro kart cadete usado para a equipe.

Comportamento dos meninos
Com o passar dos dias, notamos uma mudança significativa no comportamento dos meninos, especialmente no caso do Isaac, que enfrentava um grande problema de déficit de atenção. Com o kartismo, ele começou a desenvolver uma postura mais concentrada, inclusive em sala de aula. Foi nesse momento que percebi que queria investir não apenas no progresso da pilotagem, mas também no crescimento pessoal deles por meio do esporte.

Conforme observamos o rápido progresso dos meninos, o senhor Mauro, nosso preparador, e seu filho Raphael, que atuam como treinadores dos meninos, nos aconselharam a participar de competições regionais para testar seu desempenho sob pressão.
A primeira corrida foi em Araguaína, pelo Campeonato Norte Tocantinense, onde conquistaram o 1º e o 2º lugares, com Eliabe em 1º e Isaac em 2º. Logo depois, fomos até Paragominas, no Pará, para a inauguração de uma pista, onde conquistamos o 2º e o 4º lugares, com Isaac em 2º na categoria cadete e Eliabe em 4º na categoria mirim.

Nível mais elevado
Já buscando testar um nível mais elevado, decidimos participar do Campeonato Goiano no mês passado, uma competição com pilotos de alto nível. Chegamos a Rio Verde, Goiás, em 23 de agosto de 2023, para iniciar os treinamentos. Estávamos apreensivos por enfrentar uma competição mais intensa. No sábado de manhã, dia da competição, os meninos estavam ansiosos ao verem tantos pilotos talentosos reunidos. No treino classificatório, conseguimos o 3º e o 4º lugares.

Resultados
Na primeira bateria, Isaac sentiu a pressão de competir em um nível mais alto e enfrentou dificuldades, ficando quase 3 segundos atrás dos líderes, Theo Morgado e Miguel Barbosa. No entanto, na última volta, ocorreu um incidente entre os dois líderes, com Theo saindo da pista e Miguel conseguindo retornar. Isaac aproveitou a oportunidade para ultrapassá-los e, devido a uma punição a Miguel Barbosa, conquistou o 1º lugar na categoria cadete. Eliabe, por sua vez, largou em 4º no geral, mas em 1º em sua categoria, a categoria mirim. Fez uma corrida sólida, conquistando o 1º lugar sem muitas dificuldades.

Na segunda bateria, testemunhamos um momento marcante. Isaac largou na pole position e conseguiu competir de igual para igual com dois pilotos experientes, Theo Morgado e Miguel Barbosa. Ele teve a oportunidade de ultrapassá-los, mas, devido à sua inexperiência, mostrou muito respeito aos competidores mais experientes e terminou em 3º na sua categoria. Eliabe enfrentou um contratempo na segunda bateria ao rodar após um toque de outro piloto, ficando 6 segundos atrás do líder de sua categoria. O que nos impressionou foi a calma e paciência dele, pois, volta a volta, ele diminuiu a distância e conquistou o 1º lugar em sua categoria.

Na classificação final da etapa de Rio Verde do Campeonato Goiano, Eliabe ficou em 1º lugar e Isaac em 2º lugar (somando os pontos das duas baterias), perdendo apenas por um ponto na pole position para Theo Morgado na primeira bateria.
“Estamos extremamente felizes com nossas conquistas, não pelo valor dos troféus, mas pelo crescimento que observamos em nossos filhos na pista e fora dela. Além disso, fizemos muitos amigos por causa deles, e eles aprenderam o que todos nós buscamos na vida: o respeito como bons pilotos.”

10ª e 11ª etapa em Goiânia
Agora, estamos nos preparando para a 10ª e 11ª etapa em Goiânia, em 23 de setembro de 2023, e a 12ª e 13ª etapa em Anápolis, em 21 de outubro de 2023. Nesta semana, viajaremos a Goiânia para treinar até o final de semana. E, em breve, teremos notícias sobre Joabe, de 4 anos, que também está começando sua jornada como piloto. Na corrida de Paragominas, no Pará, ele ficou em 9º lugar e se destacou na categoria mirim.

Perfil

Nome: Isaac Mastella
Idade: 9 anos
Apelido: Zaquinho
Escola: Albert Einsten
Natural de Ijuí – RS
Sonho: Piloto Formula 1
Idolo: Airton Senna

Nome: Eliabe Mastella
Idade: 7 anos
Apelido: Eliabe
Escola: Albert Einsten
Natural de Ijuí – RS
Sonho: Piloto Formula 1
Idolo: Max Verstappen

Nome: Joabe Mastella
Idade: 4 anos
Apelido: Jojo
Escola: Albert Einsten
Natural de Ijui – RS
Sonho: quer ser médico até agora kkkk
Idolo: Verstappen