Estadão entrevista dirigente do Araguaína sobre Copa SP

0
132

Jovens atletas buscam espaço em clubes de ponta através da competição que reúne 92 clubes


A Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começa neste sábado, com quatro jogos, exige sacrifícios daqueles que vêm de longe atrás do sonho de jogar em um grande time do País. No caso dos jovens do Araguaína (TO), ter de passar o fim de ano distante da família valeu a pena. Com transmissão de três canais de televisão e observados por empresários de primeira linha, farão a estreia no domingo contra o Corinthians, atual campeão.


Na preparação para fazer bonito na Copinha, o time de Tocantins passou todo o mês de dezembro na pequena cidade de Taquara, a 70 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. ”Eles são jovens e em um primeiro momento sentiram dificuldade em aceitar ficar longe”, conta o diretor de futebol do Araguaína, Thiago Denardin. ”Mas, quando saiu a tabela e o adversário era o Corinthians, se animaram”, enfatiza.


Para ambientar os meninos, foram realizados amistosos contra times como o Internacional e o Juventude. As festas de Natal e ano-novo, porém, ocorreram a milhas e milhas de casa. ”Para aliviar, organizamos um amigo secreto e levamos os garotos para um shopping em Porto Alegre”, diz Denardin.


Além do Araguaína, entre os 92 clubes que participarão da 41.ª edição da Copa há representantes de outros Estados com pouca tradição no futebol, como o Santana (AP), o Paraibano (PB), o Sport Club Shallon (RO) e o Nacional (AM). Na abertura, hoje, às 14 horas, jogam Cruzeiro x São José (RS) e União São João x Atlético Sorocaba. Às 16 horas, Taboão da Serra x Botafogo (SP) e Vasco x CFZ (DF). Confira, ao lado, a tabela completa da primeira rodada.


Neste ano, a participação do Al-Hilal, da Arábia Saudita, marca a volta das equipes estrangeiras à Copinha. É a primeira vez em que um clube árabe participa do torneio, que já teve times sul-americanos, europeus e até asiáticos. A equipe de Riad, porém, deve apenas fazer um papel figurativo – o próprio técnico do Al-Hilal, o romeno Marian Bondrea, considera uma façanha conseguir passar de fase. E seria mesmo: até hoje nenhum clube estrangeiro avançou na Copa São Paulo.


PAULISTAS AFIADOS
Maior vitorioso na história da Copinha, o Corinthians sofreu diversas modificações para buscar o 8.º título. Sobraram apenas três jogadores do time campeão no ano passado. O zagueiro Rodrigo, que era reserva, virou titular e capitão. Além dele, continuaram na equipe os meias Arnon e Jadson – este último, autor do gol do título em 2009, na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR. A grande aposta da diretoria, porém, está na lateral-esquerda, com Dodô – já esteve no profissional e fez estágio no Manchester United.


Já o Palmeiras, que busca o título inédito, tenta compensar a falta de tradição em revelar talentos com a chegada de Muricy Ramalho. O técnico, que promoveu o zagueiro Breno e o volante Jean no São Paulo, vai ficar de olho nos garotos.


No Santos, a aposta é o volante Elivelton (ex-Corinthians), que jogou ao lado de Neymar na seleção sub-17. Já a esperança do São Paulo está no gol: Richard, eleito o melhor goleiro do Mundial Sub-17 de 2008, é apontado como o substituto do ídolo Rogério Ceni.




A 41ª edição da Copa São Paulo Júnior irá começar neste sábado, dia 2 de janeiro. A edição de 2010 terá algumas novidades: serão 92 participantes (quatro a mais que no ano passado), que virão de 25 estados do Brasil, do Distrito Federal e até a Arábia Saudita, que será representada pelo Al-Hilal. Assim como na última edição, a idade limite do torneio será para jogadores com menos de 18 anos.


As equipes participantes serão divididas em 23 grupos, cada um com quatro integrantes. Os times jogarão contra si em turno único. O líder de cada chave e os nove melhores segundos colocados se classificam para a próxima fase, que será eliminatória com partida única. Como sempre, a final será no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo.


Atual (e maior) vencedor da competição, o Corinthians novamente irá entrar como um dos favoritos. Para isso, o time treinado por Doriva Bueno contará com o promissor lateral esquerdo Dodô e o meia-atacante Jadson, dupla que trabalhou com Mano Menezes no time principal em 2009. O Timão irá estrear no Grupo K contra o Araguaína-TO no próximo domingo, às 21 horas.


Outro favorito na Copinha, o Cruzeiro, do técnico Alexandre Grasseli, começa sua caminhada no Grupo A já no sábado, às 14 horas, contra o São José-RS. Na primeira partida o time irá desfalcado do volante Uchôa (na seleção sub-19), mas contará com o meia-armador Dudu como titular e principal destaque.


Vice-campeão em 2009, o Atlético-PR será um dos times que mais vai chamar atenção em sua estreia no Grupo U, no domingo, às 14 horas. Além da boa campanha no ano passado, o Furacãozinho enfrenta logo de cara o Al-Hilal. Para não passar sustos perante os estrangeiros, o time aposta em uma base formada com jogadores de 17 anos. O zagueiro e capitão Diego Petri e o meia Bruno Pelissari (de 16 anos) são os destaques da equipe.


O Internacional estreia no domingo, às 16 horas, contra o Pernambucano-PE, pelo Grupo C. O time conta com a segurança do goleiro Alisson Becker (irmão de Muriel, que jogou em 2009 pela Portuguesa) e o talento do atacante Lucas Roggia, tratado como joia da base do Colorado, que já revelou Nilmar, Rafael Sóbis e Alexandre Pato.


Do outro lado dos Pampas, o Grêmio estreia no domingo, às 19 horas, contra o Confiança-SE, no Grupo N. O técnico Andrei Lopes deverá aproveitar alguns jogadores que venceram o Campeonato Brasileiro Sub-20, como os laterais Gabriel Spessato e Denner, os atacantes Alex e Everaldo. O zagueiro Saimon (que fez alguns jogos com Celso Roth), os volantes Felipe e Bruno Renan não atuarão, pois vão estar com a seleção sub-20 no Torneio de Seleções.


Confira a primeira rodada da Copa São Paulo:


Sábado, dia 2 de janeiro:


Grupo A
14h00 Cruzeiro-MG x São José-RS
16h00 Taboão da Serra-SP x Botafogo-SP


Grupo O
14h00 União São João-SP x Atlético Sorocaba-SP
16h00 Vasco da Gama-RJ x CFZ Brasília-DF


Domingo, dia 3 de janeiro:


Grupo B
9h00 São Bento-SP x Barueri-SP
11h00 Paraná-PR x Marília-MA


Grupo C
14h00 Internacional-SP x Mogi Mirim-SP
16h00 Internacional-RS x Pernambucano-PE


Grupo D
9h00 Campinas-SP x Ponte Preta-SP
11h00 Brasiliense-DF x Vilavelhense-ES


Grupo E
14h00 Guarani-SP x Rio Preto-SP
16h00 Fluminense de Feira-BA x Funorte-MG


Grupo H
14h00 Avaí-SC x Operário-MS
16h00 São Paulo-SP x CSA-AL


Grupo J
14h00 Juventude-RS x Juventus-SP
16h00 Vila Nova-GO x XV de Piracicaba-SP


Grupo K
19h00 Ferroviária-SP x Vila Aurora-MT
21h00 Corinthians-SP x Araguaína-TO


Grupo L
14h00 Rio Branco-SP x São Caetano-SP
16h00 América-MG x Americano-MA


Grupo M
14h00 Pão de Açúcar-SP x Sertãozinho-SP
16h00 Coritiba-PR x Paraibano-PB


Grupo N
17h00 São José-SP x Nacional-AM
19h00 Grêmio-RS x Confiança-SE


Grupo Q
14h00 Porto Feliz-SP x Ceará-CE
16h00 Figueirense-SC x União Barbarense-SP


Grupo R
14h00 Lemense-SP x Marília-SP
16h00 Bahia-BA x Porto-PE


Grupo S
14h00 Flamengo-RJ x Shallon-RO
16h00 Taubaté-SP x Paulista-SP


Grupo U
14h00 Atlético-PR x Al-Hilal
16h00 Paulinia-SP x Remo-PA


Grupo V
14h00 Flamengo-SP x Portuguesa-SP
16h00 Goiás-GO x Roraima-RR


Grupo X
14h00 Nacional-SP x Desportiva-ES
16h00 Botafogo-RJ x Piauí-PI


Segunda-feira, dia 4 da janeiro:


Grupo F
14h00 São Bernardo-SP x PC São José-SP
16h00 Fluminense-RJ x XV de Jaú-SP


Grupo G
14h00 Primavera-SP x Santo André-SP
16h00 Vitória-BA x Santana-AP


Grupo I
17h00 Ribeirão Preto-SP x Fortaleza-CE
19h00 Atlético-MG x América-SP


Grupo P
14h00 Rio Claro-SP x ABC-RN
16h00 Santos-SP x Comercial-MS


Grupo T
19h00 São Carlos-SP x Sorriso-MT
21h00 Palmeiras-SP x Rio Branco-AC



 


(Fonte:AE)